Valério toma “doce” do Galo

Belo Horizonte – O Atlético-MG foi a Itabira e perdeu para o Valério Doce, por 2 a 1, na tarde de ontem. O resultado custou ao Galo a invencibilidade no campeonato mineiro e um tabu de nove anos sem derrotas, diante do time do interior. Os gols do time de Itabira foram marcados por Derlan e Didi. Tucho descontou. Com a derrota, o alvinegro, que tem nove pontos até esta sexta rodada, caiu para a oitava colocação na tabela. O Valério assumiu a vice-liderança do campeonato com 11 pontos, atrás do América-MG que tem 14.

O Atlético-MG teve domínio da bola na maior parte do primeiro tempo. Apesar da chuva que caía em Itabira e do gramado encharcado, os jogadores do Galo trabalhavam bem a bola no meio-de-campo e buscavam as jogadas palas laterais. Bem fechado na defesa, o Valério tentava congestionar a entrada da área, forçando o adversário a fazer cruzamentos ou chutar de longe.

E foi assim que o Atlético chegou com perigo pela primeira vez no jogo. Aos 14?, Alex Mineiro tabelou com Márcio Santos e chutou de fora da área. O goleiro Ângelo saltou e fez boa defesa. O troco do time de Itabira, que saía perigosamente nos contra-ataques, veio dois minutos depois. A defesa do Galo falhou e Evilásio apareceu livre na cara de Velloso. O atacante tentou encobrir o goleiro, mas o chute saiu forte, sobre o travessão.

Depois de quase conseguir abrir o placar, o Valério sentiu que podia ser mais ousado. O técnico Ney da Matta adiantou a marcação e pediu que os jogadores passassem a tentar as jogadas pelas laterais. E, assim como o técnico pediu, em duas jogadas parecidas pela lateral, o Valério chegou ao gol. Aos 37 minutos, Wendel escapou pela esquerda e cruzou na área. A defesa atleticana ficou olhando e Derlan apareceu livre para fazer Valério 1 a 0. Aos 45, o mesmo Wendel bateu cruzado. Velloso soltou nos pés de Didi que só teve o trabalho para empurrar para as redes e fazer o segundo gol do Valério.

No segundo tempo, o Valério recuou todo para buscar os contra-ataques. Porém, atraiu o Atlético para o campo de ataque. Numa tarde em que quase nada deu certo para o Galo – Velloso deslocou o ombro esquerdo e Rubens Cardoso teve um estiramento na coxa esquerda -, o alvinegro conseguiu diminuir o placar.

Aos 24?, Tucho, bem colocado, completou o cruzamento da esquerda e marcou o único gol do Galo na partida.

Voltar ao topo