União Bandeirante volta atrás e pode disputar a Série Ouro

A desistência do União Bandeirante está perto de sofrer reviravolta com final feliz para o torcedor alvinegro. O tradicional clube do Norte Pioneiro, que chegou a oficializar o afastamento do futebol profissional, negocia uma parceria para manter sua vaga na elite paranaense.

O diretor-geral do União, Nelson Santos, preferiu não detalhar o acordo. Disse apenas que a parceria é ligada a um grande time do estado de São Paulo, que fornecerá atletas e cobrirá algumas despesas. ?Os contatos estão bastante adiantados e há grandes chances de disputarmos o Estadual em 2006?, anima-se o dirigente.

Nelson garante que o União não vai terceirizar seu departamento de futebol. ?Nós estaremos no comando. Tentamos de todas as formas não abandonar o futebol profissional e este acordo deve cumprir nossa expectativa?, falou o diretor, que negou interferência da Federação Paranaense de Futebol no acerto.

Outra novidade

é o retorno de Serafim Meneghel ao alvinegro de Vila Maria. Desde que o empresário retirou-se da presidência, em outubro do ano passado, o União buscava meios de manter a atividade profissional. Como não conseguiu recursos suficientes junto ao empresariado local, o clube abriu mão de sua vaga na Série Ouro em ofício enviado à FPF na última quarta-feira. Serafim, no entanto, atuará como colaborador e não exercerá cargo diretivo.

Nelson Santos disse que até a próxima terça-feira anuncia se o União joga ou não em 2006. A permanência frustraria clubes como Operário e Engenheiro Beltrão, que já haviam se candidatado à vaga da equipe de Bandeirantes.

Prude vira Marcílio Dias

O Prudentópolis, eliminado nas quartas-de-final da Série Prata, vai se ?transferir? para a cidade catarinense de Itajaí. O clube estabeleceu uma parceria com o Marcílio Dias e só volta para o Paraná para disputar a Série Prata do próximo ano.

Na terça-feira à noite, foi apresentada à imprensa a parceria de co-gestão do departamento de futebol com a equipe do presidente João Ituarte. Além dos jogadores (cerca de 20) foi apresentado o técnico Ricardo Pinto, ex-goleiro do Atlético e treinador do Operário na Série Prata deste ano.

João Ituarte, presidente do Prudentópolis, também esteve presente e esclareceu a formatação da parceria. O empresário, por intermédio do clube paranaense, irá investir na formação do elenco (inclusive com o pagamento de salários), com atletas que ele mantém contato e indicações do treinador. Os reforços já começaram a chegar quinta-feira.

Os cerca de 20 jogadores, segundo informa o site do clube catarinense, devem começar a pré-temporada – que novamente será realizada na Pedra de Amolar, na Ilhota. O preparador físico Emerson Luiz Buck também foi anunciado na composição da comissão técnica, que deve ser completada até o fim da semana. O preparador teve passagens por Atlético-PR, Coritiba, Chapecoense e o próprio Prudentópolis.

O contrato de co-gestão é de um ano, com previsão de renovação para mais três anos. A intenção é trabalhar com jogadores novos, revelar outros e abrir portas para intercâmbios com novos mercados. A média de idade dos atletas deve variar entre 24 e 25 anos. Existe a possibilidade ainda de jogadores do atual elenco de 2005 que se destacaram permanecerem, como Leandro, Pingo e Willian, além de pratas da casa.

João Ituarte prevê um trabalho de médio prazo, para dar sustentação financeira e estrutural ao clube. ?A idéia não é fazer apenas um time para ser campeão em um ano. O projeto é que em um período de médio a longo prazos o clube esteja sempre brigando por títulos?, destacou Ituarte.

Voltar ao topo