Calvário

Tricolor sofre sétima derrota consecutiva na Segundona

Apesar de notadamente melhor, o “novo” Paraná Clube estreou na Série B da mesma forma que o “velho” – perdendo. A vitória do Avaí por 3×1, ontem, em Florianópolis, com direito a gol de goleiro marcado pelo avaiano Eduardo Martini, deixou o Tricolor longe de se recuperar na Segundona.

O resultado deixou o time empacado na 18.ª colocação, com apenas 17 pontos, e com a obrigação de ter um rendimento excepcional nas últimas 18 partidas para escapar da terceira divisão.

Não se podia prever o que iria acontecer com o Paraná Clube. Eram sete alterações em relação ao time que perdeu para o Santo André e duas estréias, do goleiro Mauro e do zagueiro Leandro, e duas reestréias, do lateral Fabinho e do atacante Cristiano.

Além deles, Vagner, Gláucio e Leonardo apareciam como titulares. Uma equipe diferente, mais experiente, só que totalmente desentrosada, para enfrentar o vice-líder da Segundona.

O goleiro Mauro, por sinal, era o responsável por deixar o time do Paraná mais sereno. Só que o camisa 1, experiente, rodado, protagonizou uma cena de pastelão no gol de abertura do placar. Aos 11 minutos, o goleiro Eduardo Martini saiu jogando com um chutão.

A bola saiu forte e quicou no gramado, ainda na intermediária ofensiva do Avaí. Os zagueiros deixaram para Mauro, que conseguiu ser encoberto e tomou o gol. É, foi gol de goleiro, uma coisa que só poderia acontecer com o Paraná Clube. “O vento estava forte. Mas a vida continua”, disse Mauro.

O lance deixou o Tricolor atordoado. Os donos da casa partiram para cima e conseguiram ampliar aos 35 minutos, com uma jogada individual de Marquinhos, que driblou e cruzou a bola bateu em Leandro e encobriu o goleiro paranista.

Estava tudo encaminhado para uma tragédia, mas o primeiro tempo terminou com o alento do gol de Cristian, aos 45 minutos, após cruzamento de Fabinho. “Um gol desse pode ajudar. A cabeça estava ruim, estávamos perdendo por 2 a 0, mas do jeito que está podemos mudar a história”, afirmou Cristian no intervalo.

Mas a equipe, que teve bons momentos na primeira etapa, caiu de produção. Apesar de bons lances, como uma bicicleta de Murilo que acertou a trave, o Paraná sentiu a falta de entrosamento e cometeu vários erros táticos.

Num deles, Odair aproveitou-se para enfileirar a defesa tricolor até ser derrubado dentro da área por Daniel Marques. Aos 9 minutos, Evando cobrou o pênalti com categoria e deu números finais ao jogo.

Dali por diante, a partida ficou equilibrada, com o Avaí nitidamente se poupando, e o Tricolor tentando mais na vontade que na qualidade. Fica uma esperança para quando o time se entrosar. O problema é tempo. Sem treinar e sob pressão, o Paraná é obrigado a vencer o Fortaleza na próxima terça-feira.

BRASILEIRO
SÉRIE B – 20ª RODADA
AVAÍ 3×1 PARANÁ CLUBE
AVAÍ

Eduardo Martini; Ferdinando, Cássio, Émerson e Zé Rodolpho (Arlindo Maracanã, intervalo); Marcus Winícius, Batista, Marquinhos (Juliano, 31 do 2º) e Válber (Rafael Costa, intervalo); Evando e Odair.
Técnico: Paulo Silas
PARANÁ CLUBE
Mauro; Murilo, Leandro, Daniel Marques e Fabinho; Agenor, Vágner, Cristian e Gláucio (Elvis, 37 do 2º); Ricardinho (Cristiano, 33 do 2º) e Leonardo (Marcelinho, 13 do 2º).
Técnico: Paulo Comelli
Em campo
Local:
Ressacada (Florianópolis-SC)
Árbitro: Willian Marcelo Souza Nery (RJ)
Assistentes: Jackson Lourenço Massarra dos Santos (RJ) e Francisco Pereira de Souza (RJ)
Gols: Eduardo Martini 11, Marquinhos 35 e Cristian 45 do 1º; Evando 9 do 2º
Cartões amarelos: Batista, Cássio, Marcus Winícius, Émerson (AVA); Gláucio, Ricardinho, Cristian, Fabinho, Vágner, Elvis (PR)
Renda: R$ 27.150,00
Público: ,5.538 (4.736 pagantes)