Tricolor planeja sua recuperação na Série B

Há cinco meses o Paraná Clube não vivia um momento como este. O técnico Roberto Cavalo conseguiu reaglutinar o grupo e o time deu resposta imediata, retomando o equilíbrio do início da Série B. O Tricolor, em maio, arrancou para a liderança com uma trinca de vitórias, sobre Santo André, Duque de Caxias e Vila Nova. Agora, a invencibilidade de três rodadas pode marcar uma arrancada por uma colocação mais digna. Nessa tarefa, os paranistas perseguem uma “semana perfeita”.

Dois jogos em apenas cinco dias podem mudar os rumos do clube nesta Segundona. Resultados positivos contra Náutico e Coritiba representariam o fim de qualquer risco de rebaixamento. Mais do que isso: abririam novas possibilidades para a reta final da competição. “Estou com a cabeça voltada para o Náutico. Não é fácil jogar lá nos Aflitos e vamos ter que saber tirar vantagem do desespero deles”, analisou Roberto Cavalo. O treinador evita falar em projeções e segue trabalhando jogo a jogo.

Porém, o técnico comemora a forma eficaz com que seu time se portou nas vitórias sobre Guaratinguetá e Brasiliense, ambas por 2 x 0. “Melhoramos a marcação e isso é fundamental nessa Série B. Primeiro você marca, depois você joga”, diz o técnico. Mesmo em casa, no sábado passado, o Paraná não teve vergonha de, em muitos momentos, posicionar-se de forma bem defensiva, com todos os jogadores no seu campo, atrás da linha da bola. “Pela característica de nossos jogadores de frente, precisamos de campo pra jogar. Como são velozes, ficamos sempre com um contragolpe armado”, analisa.

Um perfil que vem ao encontro daquilo que Cavalo espera encontrar no jogo de amanhã, às 21h50, em Recife. “Eles foram goleados e estão num momento delicado. Vão se atirar com tudo pra cima da gente”, imagina o treinador, que conhece muito bem o que é jogar nos Aflitos. Afinal, em 2005, ele era o técnico do Náutico na “Batalha dos Aflitos”, onde o Grêmio, de forma épica, conseguiu o acesso à Primeira Divisão nacional. “Vamos tentar repetir tudo de bom que fizemos nas duas últimas partidas e, se possível, melhorar”, arrematou Cavalo, confiante.