Série B

Tricolor joga para estragar a festa do Timão

O Paraná Clube entra em campo hoje – às 16h20, no Pacaembu – como o grande azarão da rodada. Afinal, terá pela frente o badalado Corinthians, mais novo integrante da Série A, com seis rodadas de antecedência.

Num jogo festivo, o Tricolor vai tentar brecar a empolgação da torcida corintiana, que não se cansa de comemorar o fim do martírio da Segundona. Série B, aliás, que é a única meta do representante paranaense. Para se manter no segundo escalão do futebol brasileiro, o time de Paulo Comelli ainda persegue duas vitórias.

Hoje, o desafio é de grandes proporções. Não bastasse o momento e a visível superioridade do adversário -nada menos do que trinta pontos separam os clubes -, o Paraná tem contra si um tabu histórico. O Tricolor jamais venceu o Corinthians jogando no Pacaembu.

O único resultado positivo sobre o alvinegro paulista, na condição de visitante, ocorreu em 1997, em jogo válido pelo Brasileirão, mas disputado no Canindé. Até aqui, houve oito jogos entre Corinthians e Paraná no Pacaembu e a vantagem do Timão é massacrante: sete vitórias e um empate.

Para tentar um resultado positivo hoje, o técnico Paulo Comelli aposta na mesma estratégia aplicada na última jornada e no bom retrospecto recente do Tricolor atuando como visitante.

Se no início o treinador teve dificuldades para encontrar um padrão de jogo ideal – foram seis jogos seguidos sem vitória – o “novo” time conseguiu dar a volta por cima, somando pontos nos três últimos jogos que disputou fora de seus domínios.

Nessa trajetória, vitórias marcantes sobre Vila Nova e Barueri, que disputam uma vaga na Série A.

Comelli quer ver seu time atento à marcação, utilizando para isso três zagueiros e um meio-de-campo de bom toque de bola, e veloz nos contragolpes. É aí que entra em cena o atacante Ricardinho, principal referência ofensiva do Tricolor neste returno.

O treinador nunca duvidou de seu potencial (eles trabalharam juntos no Marília, antes da passagem apagada do atacante pelo Atlético) e Ricardinho não decepcionou. Com cinco gols, é o artilheiro do time neste returno e espera deixar sua marca no jogo desta tarde.

“O nosso momento é positivo. E, num jogo desse, temos que superar qualquer dificuldade que venha a surgir com muita garra”, afirmou o atacante. “Em jogos anteriores, não acreditaram na gente. Quem sabe a história não se repete?”.

Pelos prognósticos dos especialistas, o Paraná é a “zebra” da rodada, com apenas 3,5% de chances de sucesso, ante o Corinthians. Correndo por fora, Comelli e companhia esperam, hoje, quebrar a banca.