Transmissões da Eurocopa na TV evitam mostrar confusões na torcida

Quem vê os jogos da Eurocopa pela TV tem a impressão de que o evento não passa de uma grande festa, sem conflitos e com o foco exclusivo no futebol. Mas a realidade é que a Uefa, informalmente, pediu às emissoras européias que evitem mostrar nas arquibancadas eventuais brigas ou mesmo torcidas com comportamento hostil.

A censura em relação às imagens dos estádios não é uma obrigação que todas as emissores de TV devem seguir e a Uefa admite que não tem como controlá-las. Mas a entidade reconhece que a difusão de imagens de perturbações poderia gerar violência entre as torcidas nas cidades, principalmente nas ruas onde grupos opostos são obrigados a assistir às partidas em telões.

Em pelo menos dois jogos da Eurocopa até agora, o comportamento da torcida foi banido da transmissão da TV. No jogo entre Polônia e Alemanha, no domingo, os torcedores passaram toda a partida se ofendendo e se provocando – cerca de 200 torcedores acabaram presos após a partida. Mas nada disso passou nas imagens da Uefa. Já na partida entre Áustria e Croácia, também no domingo, a torcida croata não escondeu sua hostilidade. E, mais uma vez, as televisões ignoraram os fatos.

Voltar ao topo