TJD absolve Antônio Lopes

O técnico Antônio Lopes está livre da pena de 60 dias de suspensão que havia sido imposta pela Segunda Comissão do Tribunal de Justiça Desportiva. O treinador do Coritiba foi denunciado pelo procurador do TJD, Adão Laslowski, no último dia 7, devido às declarações após o jogo contra o Iraty, pela partida de volta das semifinais do campeonato paranaense. Na ocasião, Lopes denunciou um suposto esquema de arbitragem para beneficiar o Atlético.

No primeiro julgamento, no dia 13, Lopes foi condenado a 60 dias de suspensão, com base no artigo 188 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (?manifestar-se de forma desrespeitosa, ou ofensiva, contra os poderes das entidades desportivas ou da Justiça Desportiva, árbitro ou auxiliar em razão de suas atribuições?).

Mas o Coritiba recorreu e obteve um efeito suspensivo até o julgamento do recurso, o que permitiu que Antônio Lopes continuasse dirigindo o time do banco de reservas.

O recurso do Coxa foi julgado ontem à noite, pelo pleno do Tribunal e, por 4 votos a 3, o treinador foi absolvido. Segundo o presidente do TJD, Bôrtolo Escorsim, o tribunal considerou que não havia provas suficientes de que Lopes ofendeu a um árbitro específico. ?O tribunal entendeu que foram críticas genéricas, pronunciadas num momento de emoção?, afirmou Bôrtolo à Tribuna.

Iraty punido

Em compensação, na noite de quarta-feira, Segunda Comissão do Tribunal de Justiça Desportiva condenou o Iraty a pagar uma multa de R$ 50 mil. A equipe foi levada a julgamento pelas acusações de agressão e ofensas à arbitragem e ao representante da FPF, arremesso de garrafas d?água e invasão de campo. Tudo isto aconteceu no jogo contra o Coritiba, no dia 31 de março, no Estádio Emílio Gomes.

Segundo relatório apresentado pelo árbitro Henrique França Triches, na ocasião, o técnico do Iraty, Gilberto Pereira, e o assistente José Panzarini Jr teriam invadido o campo após a marcação de um pênalti contra o time da casa, e que tal atitude ?inflamou? a imprensa local e os torcedores.

Coritiba vai de ataque novo contra o Santos

Artilharia pesada para pegar o campeão brasileiro. O Coritiba pode pôr em campo sua nova dupla de artilheiros contra o Santos, no próximo domingo.

Alcimar e Tiago treinaram ontem com o time titular e estão prontos para enfrentar o Peixe.

Tiago, artilheiro do campeonato paranaense pelo Iraty, parece mesmo ter ganho a vaga de Nunes no ataque alviverde. Foi ele quem começou o treinamento coletivo, no CT da Graciosa, ao lado de Marciano.

Já Alcimar, artilheiro do campeonato cearense pelo Icasa, pode ganhar uma vaga no meio-de-campo. Luís Carlos Capixaba está com dores musculares, foi poupado dos treinos e é dúvida para o jogo de domingo. Caso o volante seja vetado pelo departamento médico após o teste que fará hoje, a vaga deve ficar com o "matador" nordestino. A possibilidade encanta o jogador, que diz estar realizando um antigo sonho. "Vai ser o jogo da minha vida. Era um dos meus sonhos jogar em um time da primeira divisão", afirma.

Mas o técnico Antônio Lopes faz mistério. "Eles têm treinado bem. Podem entrar jogando, mas podem ficar no banco também", despista o delegado. Quem tem lugar garantido é Reginaldo Vital. Destaque nos treinos ao longo da semana, ele foi confirmado por Lopes, independente de Capixaba ter ou não condições de jogo. "O Vital joga de qualquer maneira", garante o delegado.

Outra mudança certa é o retorno de Rafinha à lateral-direita. A revelação coxa-branca volta após servir a seleção brasileira sub-20, onde foi destaque com os dois gols que deram ao Brasil o título do Quadrangular do Chile. "Foi uma experiência muito boa, mas já passou. Agora é pensamento total no Coritiba e entrar com tudo contra o Santos", afirma.

A definição do time acontece após do treino da tarde de hoje. Os trabalhos estão marcados para o Couto Pereira, para que os jogadores conheçam o novo gramado do estádio. Mas qualquer gota de chuva muda tudo e a equipe volta ao CT da Graciosa, para que o campo esteja impecável no domingo.

Mesmo com algumas dúvidas, o time está praticamente pronto e começa o jogo com Fernando; Rafinha, Miranda, Nascimento e Ricardinho; Márcio Egídio, Capixaba (Alcimar) Reginaldo Vital e Jackson; Marciano e Tiago (Nunes).

Voltar ao topo