Técnico dos juniores pode dirigir Palmeiras na quarta

Há 18 dias, o presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, reunia-se com o diretor de Futebol, Sebastião Lapola, e com Flávio Teixeira, o Murtosa, para acertar a contratação do novo treinador. Ouviu do eleito suas intenções e objetivos diante da equipe que acabara de ser abandonada por Vanderlei Luxemburgo. Hoje pela manhã o encontro se repetiu. Mas no lugar das propostas e intenções, lamentos e um pedido sumário de demissão do pupilo de Luiz Felipe Scolari.

Para a vaga a diretoria mantém contato com três profissionais. Tite, atualmente no Grêmio, é o que conta com mais simpatia entre os cartolas palmeirenses. A expectativa é que o mau momento pelo qual passa o time gaúcho no Campeonato Brasileiro facilite a transferência.   Na seqüência estão Giba, que passou pelo Santos e Jundiaí, e Levir Culpi. Ambos encontram-se desempregados. ?Ninguém do Palmeiras falou comigo até o momento?, garantiu Giba hoje à tarde.

Caso a contratação não se concretize amanhã, o treinador das equipes juniores, Karmino Colombini, vai comandar o time principal na partida de quarta-feira, contra o Coritiba, no Parque Antártica. O Palmeiras encontra-se em situação constrangedora na competição.   Tem apenas cinco pontos em sete rodadas e está na zona de rebaixamento. Para a tradicional ?turma do amendoim?, a campanha já é comparada a dos pífios times montados no início da década de 80.

Dessa forma, uma vitória contra os paranaenses é fundamental para que o clube tente deixar para trás a má fase e comece uma eventual arrancada para tentar chegar entre os oito primeiros colocados. 

Hoje, na reapresentação do grupo na Academia de Futebol, dirigentes reuniram-se com os atletas por mais de uma hora a fim de cobrar uma atitude (consideram o grupo apático) e explicar a saída de Murtosa.

Adeus – Derrotas, goleadas e pressão da torcida. Nada disso, segundo Murtosa, foi a causa de sua saída. A decisão, já iminente na noite de domingo, quando sua equipe foi humilhada pelo Paraná, em Curitiba, com uma vitória por 5 a 1, de virada, deveu-se à incapacidade de mudar a disposição dos jogadores. Em nota oficial divulgada pelo clube, o demissionário treinador explicou que deixa a equipe ?porque tenho certeza de que não conseguirei reverter o estado de apatia que tomou conta do grupo.? E não entende as goleadas sofridas. ?Apesar da falta de sorte que tive devido às inúmeras contusões de jogadores importantes, nada justifica levar goleadas de equipes inferiores à nossa.?

Murtosa não cita em seu comunicado, mas são fortes os comentários de que seu trabalho teria sido sabotado por alguns atletas, insatisfeitos com a maneira como o treinador agiu nos primeiros dias à frente do time. Com o título de campeão mundial pela seleção brasileira, quando foi auxiliar-técnico de Scolari, Teixeira ?sacudiu? o elenco montado por Luxemburgo. Afastou atletas que vinham jogando, promoveu a volta de afastados e alterou a posição de ?figurões?, como o lateral-direito Arce.

Voltar ao topo