STJD investiga outros possíveis envolvidos em jogo na Série C

A drástica pena de eliminação do futebol pode não se restringir ao volante Rafinha. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abriu investigação para apurar se outros jogadores participaram do suposto acerto de resultado no jogo entre Toledo e Marcílio Dias, pela Série C do Brasileirão.

O presidente do STJD, Rubens Approbato Machado, confirmou ontem, no Rio de Janeiro, que a procuradoria da corte já está com inquérito aberto para apurar se outros jogadores ou membros das comissões técnicas e diretorias dos dois clubes fizeram parte da suposta marmelada. Caso sejam identificados, também podem ser levados a julgamento ou excluídos do futebol.

Rafinha declarou, logo após a partida, em 27 de julho, ter combinado com jogadores catarinenses para preservarem o empate, que favorecia as duas equipes. Na quinta-feira, o STJD eliminou Rafinha do futebol e mandou realizar novamente a partida.

Approbato afirmou ainda que considera a legislação muito dura neste quesito e que o tribunal tenta alterá-la. De qualquer forma, segundo o jurista, Rafinha poderá pedir a reversão da pena após dois anos de suspensão e voltar a jogar futebol. Enquanto isso, o jogador e o clube já preparam ação na Justiça do Trabalho para que ele não seja impedido de exercer a profissão.

O clube manteve silêncio sobre o caso. Tanto o presidente Irno Piccinini quanto o jogador não deram qualquer declaração ontem, nem mesmo para a imprensa local. O treino coletivo foi realizado com portões fechados.

Sob protesto

Já a diretoria do Marcílio Dias manifestou-se através de longa nota oficial, na qual afirma que os julgadores “se basearam na colocação leviana e infeliz de um jogador, jovem, do Toledo e de outros fatos criados sem argumentação concreta”. O time de Itajaí disse que viajará sob protesto para o oeste paranaense.

O Porco também confirmou que entrará em campo amanhã, às 16h, contra o Marcílio, no 14 de Dezembro. Se empatar, o time paranaense passa de fase. No mesmo horário, o Engenheiro Beltrão pega o Internacional em Santa Maria (RS), precisando da vitória para seguir adiante.