Slater segue imbatível rumo ao 9º título mundial

O norte-americano Kelly Slater, fenômeno do surfe, está cada vez mais próximo de seu nono título mundial. O atleta de 36 anos conquistou nesta quinta-feira (11) o título do Boost Mobile Pro 2008, etapa do circuito mundial, em Trestles, na Califórnia (EUA). A bateria final do campeonato apresentou um nível altíssimo de surfe, com um desfecho eletrizante.

O adversário, o australiano Taj Burrow não foi derrotado facilmente e liderou a disputa em praticamente todo o tempo da bateria. Logo no início pegou duas ondas excelentes para marcar as notas  9.00 e 9.63. A batalha já parecia pedida quando Slater manobrou forte em uma onda em que pontuou um 9.70. A partir de então precisava perseguir uma nota de no mínimo 8.36. Nos instantes finais, uma série entrou e o prodígio remou decidido para arrancar dos juízes a nota 9.27.

A multidão que assistia vibrou muito, ovacionando o atleta da casa que, além de conquistar mais uma importantíssima vitória rumo ao título mundial, defendia a “coroa” do campeonato californiano, do qual foi vencedor no ano passado.

Trajetória

Slater nasceu em 11 de fevereiro de 1972, em Cocoa Beach, no estado da Flórida. Foi campeão do circuito mundial pela primeira vez em 1992, quando ainda tinha 20 anos de idade. Nos anos seguintes foi mostrando toda fluidez e potência que o consagraram como o maior surfista de todos os tempos. Em 1994 começou uma impressionante campanha e foi campeão mundial por cinco anos seguidos (1994 a 1998).

Após anos no topo ranking e das revistas especializadas, Kelly abandonou o circuito para viver uma vida tranqüila. Mas seu ímpeto competitivo fez com retornasse em 2003. Aos 33 anos sagrou-se novamente campeão mundial, antecipadamente, em areias brasileiras. Na ocasião, em Imbituba, Santa Catarina, o floridiano chegou a ser carregada pela multidão de fãs brasileiros. No ano seguinte Kelly novamente foi campeão mundial, também de forma antecipada. 

O ano de 2008 tem sido espetacular para o competidor. Esta foi sua quinta vitória em sete provas disputadas na temporada. Antes da Califórnia, já havia vencido as duas etapas da Austrália, em Fiji e na África do Sul. O circuito segue agora para sua fase européia com as etapas na França e Espanha. Dependendo dos resultados obtidos, Kelly pode se tornar eneacampeão mundial. 

Divulgação/ASP
Adriano “Mineirinho” de Souza manobrando na Califórnia.

Brasileiros

Os brasileiros melhor colocados na competição foram o cearense Heitor Alves e o paulista Adriano de Souza, o “mineirinho”.

Heitor perdeu para o vice-campeão, o australiano Taj Burrow, nas quartas-de-final. O cearense obteve seu melhor resultado na temporada e ficou em quinto lugar na etapa.

Já Adriano finalizou o campeonato em nono lugar. O garoto, de apenas 21 anos, faz uma bela campanha neste ano e este resultado o mantém na 6º posição no ranking mundial.