Opinião da Tribuna

Sem fugir do óbvio, semifinais têm tudo para ser da capital

Os jogos de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense não tiveram surpresas. Os favoritos ganharam de maneira tranquila e o duelo mais equilibrado acabou empatado, como era previsto assim que os confrontos ficaram conhecidos. Talvez o que tenha chamado mais a atenção foram os largos placares daqueles que ganharam. Resultados que, inclusive, enganam um pouco.

Pela manhã, o Coritiba fez 2×0 sobre um bravo Toledo, que não desistiu em nenhum momento e poderia até ter tido uma sorte melhor. Tanto que o destaque da partida foi Elisson, o goleiro alviverde, que fez pelo menos quatro grandes defesas. Se não fosse ele, a briga pela vaga na semifinal não estivesse tão encaminhada.

À noite, o cenário quase se repetiu. O Paraná ganhou com sobras do Foz do Iguaçu. O 3×0 praticamente classifica o Tricolor para a semifinal, mas a história também poderia ter sido diferente. Os donos da casa começaram melhor a partida, atacando o time paranista, inclusive acertando bola na trave. Só que após o primeiro gol, sentiram o baque, não tiveram forças pra reagir e deram espaços ao Paraná.

Dificilmente os dois, assim como o J. Malucelli, que venceu com autoridade o PSTC por 3×0, serão eliminados. Seria talvez uma das maiores reações da história do futebol paranaense. Além de jogarem em casa, os três que ganharam tem um elenco melhor que o adversário. E o peso da vantagem conquistada no primeiro duelo acaba pesando na hora de entrar em campo novamente. Afinal, não é uma simples vitória que mudará a situação. Tudo está bem encaminhado.

Diferente do que acontecerá na Arena da Baixada. Por ter conquistado o empate no VGD, o Atlético entrará em campo como favorito. Afinal, precisa apenas fazer a lição de casa e tem totais condições para isso. Só que o Londrina sabe que tem duas cartas na manga. A primeira seria segurar um novo empate e decidir a vaga nos pênaltis. A outra é ir para cima do Furacão em busca de um único gol, que pode ser o suficiente.

Mas é preciso destacar que o Atlético não aproveitou a oportunidade que seus rivais também tiveram e se saíram bem. Pelo que apresentou em Londrina, o Rubro-Negro poderia ter saído com a vitória e até mesmo voltar com a mesma larga vantagem de Coritiba e Paraná. Se repetir em casa esse mesmo desempenho, será difícil o Paranaense não ter uma semifinal apenas com os clubes da capital.