Seleções protestam derrota da China

A polêmica derrota da China para a Grécia, na última rodada da fase de classificação, continua rendendo protestos, principalmente por parte de Brasil e Porto Rico, seleções mais prejudicadas com o resultado. As chinesas, uma das favoritas ao título, entraram em quadra com a equipe reserva e foram derrotadas por 3 sets a 0, terminando em segundo lugar no grupo e tendo pela frente Bulgária, Coréia do Sul e Porto Rico, adversários teoricamente mais fáceis. O Brasil, que ficou em primeiro, enfrentará um grupo mais difícil, com Estados Unidos, Alemanha e Holanda. Já Porto Rico terá pela frente as sempre favoritas asiáticas.

Marco Aurélio Motta, técnico da seleção brasileira, declarou saber que a primeira colocação não representaria vantagem, mas criticou a atitude das chinesas. ?Minha equipe sempre entra para ganhar. Fala-se tanto em fair-play e sabemos que nenhuma atitude será tomada.?

Carlos Beltrán, presidente da Federação de Vôlei de Porto Rico  vai enviar uma carta à Federação Internacional, como protesto oficial pela postura das chinesas. ?Foi uma violação à competição. Mas sabemos que é difícil provar que a derrota foi proposital.?

Beltrán disse que recebeu queixas extra-oficiais de outras delegações, indignadas com a derrota chinesa. ?Está claro que a intenção era evitar os Estados Unidos e provavelmente a Rússia nas quartas-de-final. Se houvesse um novo sorteio, como nas fases anterioes, isso não teria acontecido.?

O episódio mexeu com o brio das brasileiras. ?Eu nunca vi isso na minha carreira. Não consigo entrar para derder uma partida?, disse Karin, capitã brasileira.

Para o treinador do Brasil, a polêmica pode ser prejudicial à própria China. ?Essa atitude gera uma energia desagradável e coloca sob suspeita a credibilidade do time.?

Motta estuda as adversárias do Brasil, confiante em um bom desempenho da seleção. ?Enfrentamos as norte-americanas em amistosos antes do Mundial. Elas têm um bloqueio muito forte?. A Alemanha é um adversário tradicionalmente difícil, mas Motta acredita em uma vitória. ?Perdemos quatro das cinco partidas no Grand Prix, mas vivemos um momento melhor.? Sobre a Holanda, o treinador aponta Ingrid Visser, que já atuou no Brasil, como principal destaque.

A tabela da segunda fase do Mundial foi divulgada nesta quarta-feira. As partidas serão disputadas entre sexta e domingo. O Brasil jogará contra os Estados Unidos nesta sexta-feira, às 11 horas (horário de Brasília). No sábado, as brasileiras enfrentarão a Alemanha e no domingo, a Holanda. Classificam-se as duas melhroes de cada grupo, além das duas melhores terceiras colocadas.

Voltar ao topo