Seleção de handebol cogita abandonar Pré-Olímpico

Enquanto a seleção brasileira feminina de handebol fez história ao conseguir um quinto lugar inédito no Campeonato Mundial e se tornou bastante badalada nas últimas semanas, a equipe masculina vive uma realidade bem diferente. Como fracassou na classificação para Londres 2012 a partir dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, o time comandado pelo espanhol Javier García Cuesta pode, até mesmo, abdicar do Pré-Olímpico Mundial, marcado para abril. Apesar de a confederação da modalidade (CBHb) recusar, de maneira veemente, essa possibilidade.

A surpreendente notícia foi dada pelo próprio técnico da Seleção masculina, o espanhol Javier García Cuesta, durante participação no 1º Fórum de Debate para Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, realizado nos dias 10 e 17 de dezembro, na UniFMU, em São Paulo. Questionado sobre como será a preparação para o Pré-Olímpico, o treinador disse trabalhar com três possibilidades. E uma delas é justamente não disputar a vaga para Londres.

Enquanto a Seleção masculina ainda vive uma indefinição sobre a presença na Olimpíada e até mesmo no Pré-Olímpico, a equipe feminina começa o ano muito mais tranquila. Classificada para Londres graças ao ouro do Pan, o time comandado pelo dinamarquês Morten Soubak deverá começar em junho a etapa de preparação para os Jogos.