Saúde aprova projeto da Arena da Baixada para Copa

Foi aprovada pela Secretaria Municipal da Saúde a parte do projeto arquitetônico da Arena da Baixada referente às áreas de atendimento médico e de enfermagem, sanitária e de alimentação, setores considerados de interesse da saúde coletiva. O estádio está no circuito da Copa do Mundo de 2014 e, por isso, está sendo adequado às exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar jogos da competição.

“A análise do projeto é muito importante porque antecipa a correção de possíveis falhas, o que acarreta perda de tempo e de dinheiro quando elas não são corrigidas nessa fase. Sem as devidas adequações, o estabelecimento não tem autorização para funcionar”, explica o diretor do Centro de Saúde Ambiental (CSA) da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz.

Essa análise é rotina para todo e qualquer projeto de estabelecimento de interesse da saúde coletiva novo ou que sofrerá modificações. No caso dos estádios de futebol oficiais e já em funcionamento, as vistoriais ocorrem anualmente.

Arena 2014

O projeto da Arena da Baixada foi submetido ao CSA em outubro. Desde então, engenheiros do setor avaliaram a proposta de adequação do estádio e apontaram a necessidade de alguns acréscimos. É o caso de uma área exclusiva para abrigar cada tipo de resíduo (orgânico, reciclável ou hospitalar) e dos depósitos de materiais de limpeza, chamados DML. Essas unidades não estavam previstas no projeto inicial.

Segundo a responsável pelo setor de engenharia do CSA, Valéria Marinho, cada um dos dez setores do estádio precisa ter o seu DML ? essencial para o bem estar do público a cada jogo. A técnica destacou também a avaliação das condições de acessibilidade ? a fim de garantir a presença daqueles que se deslocam permanente ou temporariamente com a ajuda de bengalas e cadeiras de rodas também possam assistir aos jogos.

Outros setores do projeto analisados pela equipe do CSA foram os banheiros e vestiários específicos para atletas, torcedores e quem estará trabalhando na Arena da Baixada, além de toda a estrutura da área de alimentação. Esse setor fornecerá itens preparados fora e que apenas receberão a finalização no local ? como aquecimento e montagem.