São Paulo e Avaí empatam sem gols em Florianópolis

Avaí e São Paulo não saíram do 0 a 0, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, neste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Com boas atuações, os goleiros Denis e Eduardo Martini foram os grandes responsáveis pelo resultado.

O empate deixa o time de Muricy Ramalho em alerta, com apenas uma vitória conquistada, e apenas seis pontos na competição. Já o Avaí, que retorna para a elite do futebol brasileiro após 30 anos, está em situação pior, com quatro pontos.

Em um jogo bastante movimentado, os dois times até criaram oportunidades, sobretudo, os donos da casa. Não faltou vontade de ambos os lados, mas na hora de concluir, os atacantes pararam mesmo não mãos dos goleiros.

No banco dos donos da casa, estava um velho conhecido da torcida são-paulina. O ex-jogador, hoje técnico, Silas, de 44 anos, nunca havia enfrentado o time pelo qual brilhou na década de 1980. Ele armou uma equipe ofensiva e criou inúmeras oportunidades de gol.

Depois de amargar a reserva na última rodada, Hernanes voltou ao time, beneficiado pela lesão do volante Eduardo Costa. Ao lado de Marlos, que fez boa atuação contra o Cruzeiro, o camisa 10 só levou perigo quando arriscou de longa distância. Washington, sem receber bolas na área, teve atuação apagada.

A partir da metade do primeiro tempo, o Avaí tomou conta das ações ofensivas. O time se aproveitou da falta de entrosamento de André Dias e Jean Rolt, recém-chegado ao clube, e criou as principais jogadas. Em uma delas, Luiz Ricardo apareceu livre na área, preparou o chute, mas Richarlyson apareceu para cortar.

 

Pouco tempo depois, mais pressão da equipe catarinense. Evando desceu pela direita, cruzou fora da área para Léo Gago chutar de primeira e exigir grande defesa do goleiro Denis, que fez sua quinta partida pelo São Paulo.

A etapa complementar começou lenta, sem chances para as duas equipes. Insatisfeito, Muricy Ramalho promoveu logo aos dez minutos, duas substituições. Junior Cesar e Washington deram lugar a Jorge Wagner e Dagoberto. A mudança do técnico não agradou ao centroavante do São Paulo, que saiu visivelmente irritado.

 

A melhor chance do jogo do São Paulo saiu dos pés de Marlos. Ele encontrou Borges na marca de pênalti, que girou em cima do zagueiro e acertou a bola no peito do goleiro do Avaí. Na sequencia do lance, Zé Luís encheu o pé para outra grande defesa de Eduardo Martini.

Antes do duelo decisivo contra o Cruzeiro, pelas quarta de final da Copa Libertadores, o São Paulo recebe o Santo André, sábado, no Morumbi, ainda pelo Brasileirão. Já o Avaí enfrenta o Barueri, fora de casa, no próximo domingo.

Ficha técnica:

Avaí 0 x 0 São Paulo

Avaí – Eduardo Martini; Ferdinando, André Turatto, Anderson, Uendel Pereira; Marcos Vinícius, Léo Gago, Marquinhos (Caio), Muriqui; Evando (Lima) e Luís Ricardo (Odair). Técnico: Silas

São Paulo – Denis; Zé Luís, André Dias, Jean Rolt, Júnior César (Jorge Wagner); Jean, Hernanes, Richarlyson, Marlos (Wellington); Washington (Dagoberto) e Borges. Técnico: Muricy Ramalho

Árbitro – Leonardo Gaciba (Fifa – RS)

Cartões amarelos – Ferdinando (Avaí); Marlos, Dagoberto, Zé Luís e André Dias (São Paulo)

Renda e público – não divulgados

Local – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)