Santos não passa de um empate com o Paysandu

São Paulo – O Santos empatou por 1 x 1 com o Paysandu ontem, em Belém, e complicou a sua situação no Brasileiro. Com o resultado, o Peixe foi a 80 pontos, e terminou a rodada no lucro, pois o líder Atlético-PR, ontem não passou de um empate contra o rebaixado Grêmio. Já o Papão está na 20.ª colocação, agora com 49 pontos, na "porta" da zona de rebaixamento. No próximo fim de semana, o Santos recebe o Grêmio, enquanto os paraenses vão a Minas encarar o Atlético.

O Santos foi a Belém mais preocupado com o calor do que com o próprio Paysandu, já que o jogo seria às 15h locais, onde não há horário de verão. Mais uma vez o Peixe não pôde contar com o meia Elano e o atacante Robinho, que faz a diferença para a equipe santista.

Com os dois times precisando da vitória, esperava-se um jogo franco, e foi o que se viu em campo. O Paysandu foi mais incisivo no começo e saiu na frente, aos 7min. O lateral Alonso concluiu de cabeça bonita jogada individual do atacante Leonardo, ex-Corinthians e Vasco, pela direita. O Peixe atuava no esquema com três zagueiros e mesmo assim tinha dificuldades para conter o insinuante Leonardo.

O Peixe saiu para buscar o empate e teve a chance com Deivid, que sofreu pênalti do goleiro Alexandre. Ele mesmo bateu, o goleiro deu rebote e o atacante marcou, mas o árbitro mandou voltar a cobrança porque houve invasão. Na segunda tentativa, Deivid cobrou novamente e o goleiro Alexandre Fávaro colocou para escanteio.

Atrás no placar, o time santista seguiu pressionando o Papão, que se defendia bem e explorava com perigo os contra-ataques. Aos 32min, Luxemburgo mexeu no time, tirando o zagueiro Antônio Carlos e colocando o meia Marcinho. Pouco depois Ricardinho cobrou falta e a bola passou raspando a trave.

No segundo tempo, o Santos voltou com o lateral Paulo César no lugar do volante Zé Elias, para o time ganhar mais qualidade no passe. E logo aos 2min ele colocou Deivid na cara do gol, mas o atacante cabeceou em cima do goleiro. Aos 9min, foi a vez de Deivid armar a jogada: lançamento em diagonal para o rápido Basílio, que bateu prensado com o goleiro e o zagueiro.

A partir dos 17min, o Santos passou a jogar com três atacantes, com a entrada de William no lugar do volante Fabinho. O Papão recuou, e permitiu a blitz santista. Aos 26min, Basílio recebeu pela direita nas costas da zaga e quase marcou, mas o goleiro Alexandre salvou. Mas aos 35min, não teve jeito: Ricardinho cruzou da esquerda e William completou na pequena área.

A pressão santista era total, e com isso a defesa ficava exposta. Aos 39min, Balão teve a chance de desempatar num contra-ataque, mas o goleiro Mauro defendeu. Na seqüência, William recebeu livre dentro da área e bateu na saída de Alexandre, com a bola passando rente à trave. No final, o Peixe ainda tentou um sufoco no time paraense, mas sem êxito.

Ficha técnica
Gols: Alonso, aos 7 do 1.º tempo e William, aos 35 do 2.º. Paysandu: Alexandre Fávaro, Maurinho, Flávio Tanajura, Alex Pinho e Alonso; Sandro, Alexandre (Dênis), Lecheva e Hernani (Luís Fernando); Leonardo (Balão) e Zé Augusto. Técnico: Vágner Benazzi. Santos: Mauro, Ávalos, André Luís e Antônio Carlos (Marcinho); Flávio, Zé Elias (Paulo César), Fabinho (William), Ricardinho e Léo; Basílio e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo. Renda: não divulgada. Público: 28.429 pagantes.

Voltar ao topo