Santos aposta na vibração da torcida

Santos

  – O técnico Emerson Leão já definiu o time do Santos para o jogo de hoje contra o Grêmio, às 16 h, na Vila Belmiro, mas só vai informá-lo momentos antes da partida. Ele terá que mexer radicalmente na equipe, por causa da suspensão de dois jogadores importantes em seu esquema tático: o lateral-esquerdo Léo e o meia Elano. O mais provável é que escale três zagueiros, com a entrada de Preto ao lado de Alex e André Luís, e chame Robert para armar as jogadas de ataque com Diego.

Leão considera o Grêmio favorito para ficar com a vaga na final do campeonato brasileiro, “por ter chegado na frente do Santos” na fase de classificação. Mas ele quer usar o fato de jogar na Vila Belmiro para reverter a vantagem adversária, assim como o seu time fez com o São Paulo nas quartas-de-final. “Esse é um ponto forte a nosso favor, porque a torcida sempre nos incentiva e precisamos desse calor para obter a vitória que facilitará nosso trabalho no Olímpico”, disse o zagueiro André Luís.

Uma das principais armas do Santos será novamente o meia Diego, que fez gols nos dois jogos contra o São Paulo. “Foram gols importantes, mas o que conta mais é que o grupo todo retomou aquele futebol maravilhoso”, disse jogador, que, assim como toda a equipe, sofreu uma queda de produção na reta final da fase de classificação do campeonato. “As críticas surgiram, aprendi muito com elas e o fato já está superado, pois a melhor resposta um jogador dá dentro de campo”.

Desfalcado

Sem cinco titulares, com seu lado esquerdo desmantelado e ciente de que enfrenta um retrospecto desfavorável em jogos na casa do adversário, o Grêmio sonha com um empate na Vila Belmiro. “Seria um bom resultado”, admite o armador Rodrigo Fabri. “Passaríamos a ter vantagem na decisão no Olímpico”. Por ter melhor campanha ao longo da competição, o Grêmio joga por dois resultados iguais. O técnico Tite, desta vez, não contará com os dois jogadores que cuidavam do sistema defensivo do time pelo lado esquerdo, o zagueiro Roger e o ala Gilberto, e com os meio-campistas de contenção Gavião e Tinga. O atacante Luís Mário, que foi titular durante todo o campeonato, fraturou um dedo da mão e nem enfrentou o Juventude.

Com a ausência de quase metade do time principal, Tite vai confiar a Adriano, Roberto, Emerson, Lauro e César as tarefas que destinava a seus titulares. Como o time não estará entrosado, a primeira missão do Grêmio será anular as jogadas habilidosas do jovem time do Santos.

Santos – Fábio Costa; Preto, André Luís e Alex; Maurinho, Paulo Almeida, Renato, Diego e Robert; Robinho e Alberto – Técnico – Emerson Leão. Grêmio – Danrlei; Ânderson Polga, Claudiomiro e Adriano; Anderson Lima, Emerson, Lauro, Rodrigo Fabri e Roberto; César e Rodrigo Mendes. Técnico: Tite.

Juíz: Héber Roberto Lopes (PR). Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Gilson Bento Coutinho (PR). Local: Vila Belmiro.

Voltar ao topo