Rodrigo Brito conquista o título da Nove de Julho

Em uma disputa acirrada, definida apenas no sprint (arrancada final), o ciclista brasiliense Rodrigo de Mello Brito, o Morcegão, da Equipe Memorial Santos, conquistou ontem o título da 59ª Prova Internacional 9 de Julho, a mais importante e tradicional competição do gênero no país, realizada em São Paulo. Brito, que completou 25 anos sábado, completou o percurso de 86 km no Autódromo de Interlagos, com o tempo de 2h06m12, entra para a galeria de vencedores da disputa, iniciada em 1933. Na segunda colocação chegou Antônio Xavier Nascimento, da A.A. Guarulhos, seguido de Hamilton Souza (SAP Americana), ambos com o mesmo tempo do vencedor. Pela conquista, Rodrigo Brito recebeu o prêmio de R$ 2 mil.

São Paulo – Outras três categorias foram disputadas em Interlagos ontem. No Feminino, a mineira Cláudia Carceroni Saintagne, que representou o país nos Jogos Olímpicos de Sydney, conquistou o tricampeonato, completando as oito voltas (34,4 km) com o tempo de 1h04m25, e embolsando R$ 1 mil. Na categoria Master (acima de 40 anos), o vencedor foi Robenson Pacheco, da Wady Sports/Canatiba, com o tempo de 1h03m09 (38,7 km). Robson da Costa, de Diadema (SP) venceu na categoria Mountain Bike, com 1h07m18 para as dez voltas previstas (43 km). Ao todo, a prova reuniu mais de 3 mil ciclistas, confirmando sua força e tradição, e a programação foi encerrada no fim da tarde com um passeio ciclístico aberto ao público.

“É maravilhoso vencer no mesmo lugar em que Ayrton Senna conseguiu tantas

conquistas para o esporte nacional.” Assim Morcegão definiu sua vitória na edição de ontem da prova, que pela primeira vez foi realizada na pista de Interlagos. O ciclista destacou a dificuldade, numa prova muito disputada. “Tivemos problemas, perdendo dois ciclistas no começo da prova. A equipe teve que trabalhar dobrado para que eu chegasse à vitória. Agradeço especialmente ao Márcio May, que me incentivou nas últimas voltas, e ao técnico, Cláudio (Diegues), que ficou dando força o tempo todo”, explicou.

Campeão treinará na Itália

Considerado uma das revelações do esporte, especialista em sprints, Rodrigo começou a se destacar após vencer 2 etapas da Volta de Santa Catarina/2001, correndo pela Vega Londrina. O feito chamou a atenção da Memorial, que o contratou nesta temporada. “Meu maior sonho é disputar os Jogos Olímpicos de 2004, mas sei que para isso vou precisar treinar muito e de um estágio fora do país”, explicou Brito, que acabou sendo informado por seu técnico que o estágio fora foi programado para depois da Volta de Santa Catarina deste ano. Antes vai participar dos Jogos Sul-Americanos, em Curitiba, do Pan-Americano em Quito (Equador), ambos em agosto.

Para o técnico Cláudio Diegues, bicampeão da prova (no ano passado venceu com o cascavelense Nilceu Aparecido), esse período no exterior será fundamental. “Ele tem tudo para crescer e por isso estamos apostando em sua preparação. Ele ficará 90 dias na equipe do Murilo Fischer, na Itália, para adquirir maior bagagem em sua caminhada rumo à Olimpíada”, declarou.

Carceroni, da França para sua terceira vitória

Uma das melhores ciclistas do país de todos os tempos, Cláudia Carceroni apenas confirmou essa condição na 59ª 9 de Julho. Aos 39 anos e com um currículo respeitável, ela chegou da França, onde vive há dez anos, para vencer pela terceira vez a disputa. Mas o primeiro lugar não foi tão fácil como esperava. “Queria chegar sozinha e fiz tudo para isso. Mas as adversárias me marcaram o tempo todo e dificultaram as coisas. Eu já tinha corrido em Interlagos, mas não lembrava da dificuldade que é, com muitas subidas e descidas”, explicou.

Representante do país nos Jogos de Sydney, em 2000, terminando em 44ª lugar na prova de estrada, Cláudia defende a equipe ESC Meaux e já se naturalizou francesa. Acostumada com o forte nível do ciclismo europeu, ele se surpreendeu com a evolução das atletas nacionais. “Elas estão andando bem. Falta apenas mais coragem para atacar, coisa que somente eu fiz na corrida”, encerrou a atleta, que vai ficar no Brasil mais um mês curtindo as férias.

A 59.ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho teve organização e realização da Federação Paulista de Ciclismo, com supervisão da CBC e apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Recreação do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Policia Militar do Estado de São Paulo, CET, BP Tran, General Motors do Brasil, Probiótica, “Carb up”, Giant Bicycles, Mega Bike Eventos, Kuruma, Eduardo Puertollano, Águas Pillar, Shopping Pátio Heliópolis, Shopping Plaza Sul, Shopping West Plaza, Shopping Paulista e Gazetaesportiva.net .

Voltar ao topo