Rivaldo tenta quebrar recorde no Ironman

O paraolímpico Rivaldo Martins está pronto para a principal competição do seu calendário neste primeiro semestre: o Ironman Brasil Telecom, marcado para o próximo domingo, com largada às 7h, em frente ao Clube 12 de Agosto, em Jurerê Internacional, Florianópolis (SC). Ele é dono do recorde mundial da categoria Physically Chal-lenged, direcionada a competidores amputados com prótese.

O Ironman Brasil Telecom terá 1.168 inscritos – número recorde da prova -, vindos de 41 países (destes, sete estréiam este ano). O percurso será de 3,8 quilômetros de natação, 180 de ciclismo e 42 de corrida. A premiação total é de US$ 50 mil e o evento classificará os 50 mais bem colocados para a grande final do Ironman, a ser realizada na Ilha de Kona, no Havaí, no dia 15 de outubro.

A marca de 10h10min42s foi obtida por Rivaldo Martins na Alemanha, em 2001. ?Estou muito bem fisicamente e acredito que tenho tudo para conseguir baixar a minha marca?, disse Rivaldo, patrocinado pela Brasil Telecom. O santista de 45 anos detém ainda nesta categoria o recorde do tradicional campeonato mundial de Ironman do Havaí, batido em 2003, quando completou a prova em 10h33min. Rivaldo já disputou 16 provas na distância, participando de quatro edições da prova no Brasil – três em Florianópolis e uma em Porto Seguro. A capital catarinense traz boas recordações ao paraolímpico, que no ano passado alcançou a sua melhor marca no Ironman Brasil Telecom (10h13min).

Não é à toa que a prova de Florianópolis é o principal objetivo de Rivaldo neste primeiro semestre. Afinal, a competição será a única seletiva latino-americana para o mundial do Havaí. ?Na minha categoria, serão três vagas disponíveis. A expectativa é muito boa, já que tudo o que estava planejado foi feito. Agora, com o final dos treinamentos, estou me sentindo bem, melhor do que eu esperava?. Entre as três modalidades, a sua principal evolução foi na corrida. ?Desta forma, posso acreditar mais no ciclismo, já que sei que estou correndo muito bem?.

Voltar ao topo