Red Bull com força total no GP da Malásia

A Red Bull não deve abrir mão do KERS no GP da Malásia, que será disputado na manhã de domingo, com largada prevista para as 5h (de Brasília), em Sepang. Os atuais campeões do mundo têm um carro tão melhor que a concorrência, que na prova de abertura do Mundial de Fórmula 1, em Melbourne, dispensaram o dispositivo e, mesmo assim, venceram a corrida com facilidade.

O KERS voltou à categoria neste ano e é, resumidamente, um equipamento que armazena energia cinética desperdiçada (pelas freadas, pelo movimento do carro etc) numa bateria, e transforma essa energia em potência extra para o motor. Acionado um botão no volante, o piloto ganha algo em torno de 80 HP por cerca de 6 segundos numa volta.

Nem todas as equipes desenvolveram o KERS apropriadamente. A Red Bull usou nos treinos livres para o GP da Austrália e seus pilotos relataram um certo desequilíbrio nas frenagens. Por isso, o time abriu mão dele na classificação e na corrida de Albert Park.

Mas em Sepang as coisas são diferentes. A pista malaia tem duas retas intermináveis e especialmente na largada o KERS será importante. Até se chegar à primeira curva, há uma enorme distância. E quem tiver a potência extra quando as luzes vermelhas se apagarem vai levar uma grande vantagem.

E é justamente a McLaren, que tem o melhor KERS da F-1, quem mais ameaça o domínio da Red Bull neste começo de temporada. Na noite de quinta e na madrugada de ontem, os primeiros treinos livres na Malásia indicaram que os carros prateados são os únicos que chegam perto da dupla Vettel-Webber.

No caso de Sepang, Webber foi ainda melhor que seu jovem companheiro alemão, campeão mundial e vencedor da primeira corrida do ano. Fez o melhor tempo nos dois treinos e só teve perto dele Jenson Button, campeão de 2009 pela extinta Brawn. “Mas eles têm meio segundo de sobra por volta”, avaliou, desanimado, o outro inglês da McLaren, Lewis Hamilton.

Pode ser. E se for mesmo, a Red Bull vai passear de novo em Sepang. O grid de largada foi definido na manhã de hoje e Vettel e Webber eram os favoritos à pole.