Polícia reúne torcidas organizadas para discutir rodada final

A Polícia Militar receberá hoje os diretores das torcidas organizadas de Atlético, Coritiba e Paraná, para discutir as medidas de segurança que serão adotadas nos jogos da rodada final do Campeonato Paranaense, no próximo domingo. A reunião está marcada para as 10h, na sede do Comando do Policiamento da Capital (CPC).

A saideira do Paranaense 2009 marca três partidas simultâneas para Curitiba, no domingo, às 15h45: Atlético x Cianorte, na Baixada; Coritiba x Nacional, no Couto Pereira, e J. Malucelli x Paraná, no Janguitão.

Os três jogos têm influência direta na briga pelo título estadual. Atlético e Coritiba têm chances de conquistar o troféu e a expectativa é de grandes públicos. Para minimizar o risco de confrontos, os órgãos de segurança já determinaram: a torcida do time campeão ficará dentro do estádio até o fim da entrega do troféu e das medalhas aos jogadores.

“Enquanto isto, os torcedores dos outros times terão tempo de sair dos estádios e ir para suas casas, já que calculamos que toda a cerimônia dure por volta de uma hora e meia”, diz o comandante do CPC, coronel Jorge Costa Filho.

O estádio do time campeão ficará fechado após o jogo. Quem acompanhar a partida em casa não poderá entrar. “Muitas vezes, o torcedor assiste em casa ao jogo, consome bebidas alcoólicas e depois decide ir ao estádio embriagado para comemorar”, explicou o coronel Costa.

A medida deve impedir que as torcidas de Atlético e Coritiba deixem seus estádios no mesmo momento. Porém, o esquema pode “furar” caso o título fique com o J. Malucelli.

Risco

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), todo o efetivo do CPC estará nas ruas. O objetivo é garantir a segurança nos acessos aos estádios e nos terminais de transporte coletivo. Apesar de tranquilizar o torcedor e a população, o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari critica a organização do campeonato.

“Não somos a favor de jogos realizados ao mesmo tempo. O planejamento foi uma desorganização completa, pois não se pensou em horários que evitassem confusões para o torcedor.”