Pneus repõem Burti na Ferrari

São Paulo – A brusca queda de desempenho da Ferrari na temporada, especialmente em relação à Williams, pode fazer a equipe italiana recorrer a outro brasileiro, velho conhecido da casa. Luciano Burti, que no ano passado trabalhou como piloto de testes em Maranello, é de novo um nome cogitado pelo time. Suas funções como “test-driver” eram quase exclusivamente voltadas ao desenvolvimento de pneus, que vêm sendo a grande deficiência da Ferrari em 2003. No ano passado, a equipe venceu 15 das 17 etapas do Mundial e boa parte do sucesso no campeonato foi atribuída à Bridgestone, que agora virou alvo de críticas diante da performance dos rivais da Michelin.

Burti deixou o cargo no início deste ano, apesar do bom trabalho reconhecido pela Ferrari e pela Bridgestone. A versão oficial foi de que o piloto queria voltar a correr, nem que fosse em outra categoria. Mas, na verdade, o brasileiro teve de ser dispensado porque Felipe Massa, sob contrato da Ferrari desde 2001, ficou sem equipe para correr após a saída da Sauber e o fracasso das negociações com a Jordan. Como ele precisava se manter em atividade em 2003, Burti acabou tendo de sair.

Com os problemas que Ferrari e Bridgestone vêm enfrentando neste ano, principalmente a partir do GP de Mônaco, já começam a surgir correntes na equipe e na fornecedora de pneus defendendo a volta de Burti, nem que seja no ano que vem, quando Massa deverá ser “emprestado” de novo à Sauber.

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