Pintado estréia com um time guerreiro

A principal atração do Paraná Clube no jogo desta noite – às 18h10, no Mineirão – estará à margem do gramado. Pintado estréia no comando técnico da equipe diante de um ?agitado? Cruzeiro.

Com uma semana de trabalho, o treinador promete um time à sua imagem, guerreiro e eficaz na marcação. ?A parte tática foi a prioridade. Quero um time organizado, com padrão de jogo e equilibrado?, determinou o exigente Pintado.

Campeão mundial pelo São Paulo, o ex-volante estréia não apenas no comando do Paraná, mas também na Série A do Brasileirão. ?Vivo intensamente o futebol. Diria que não estou ansioso, mas esperançoso?, resumiu Pintado, 41 anos. Com passagens por equipes de menor expressão – do interior paulista e mineiro – o treinador passou a semana destacando a qualidade e a coesão do elenco paranista. ?É um grupo para brigar pela ponta da tabela?, avisou.

O Paraná é o nono clube de Pintado, na condição de treinador. Nessa breve trajetória – são pouco mais de três anos desde que ?abraçou? a nova profissão -, ainda traz na memória duas estréias significativas. Em 2004, quando fez o primeiro jogo como técnico (à frente da Internacional de Limeira, numa vitória sobre o Taubaté, por 2×1). O outro jogo ?inesquecível? foi há um mês e meio, quando assumiu o Noroeste. ?O time vinha de um longo jejum e com pouco tempo de trabalho, conseguimos uma vitória, por 4×2, sobre o Guaratinguetá?, recordou Pintado.

No Paraná, o desafio é fazer com que esse período de transição – com a saída de Zetti -seja superado sem traumas. Mesmo tendo algumas opções à disposição, preferiu não mexer na estrutura tática que encontrou. Assim, o tricolor seguirá atuando no 3-5-2. ?Os treinos foram voltados para que o grupo melhorasse aquilo que vinha produzindo. Sou assim, quero sempre mais?, avisou o perfeccionista Pintado. A semana ?cheia? foi ocupada com vários treinos em conjunto.

Não apenas coletivos, como destacou o próprio Pintado. ?Os trabalhos foram simulações de jogo, já prevendo o que possa ocorrer frente ao Cruzeiro. Assim, os jogadores automatizam aquilo que deve ser feito na partida?, comentou o técnico tricolor. Nos treinos, parou, orientou e procurou dar intensidade às atividades, tentando chegar o mais próximo possível daquilo que o time poderá encontrar em Minas Gerais. ?Fiz um pacto com esse grupo e vamos em busca de algo grande nessa temporada. O jogo contra o Cruzeiro é apenas o primeiro passo?, avisou o confiante Pintado.

Cruzeiro tenta superar crise interna

Eduardo Kattah

Belo Horizonte (AE) – Depois de uma semana marcada pela dispensa de atletas e o anúncio de uma ?linha-dura? na Toca da Raposa, o Cruzeiro entra em campo disposto a conquistar sua primeira vitória no Brasileiro. O time enfrenta o Paraná, pela terceira rodada da competição, e tenta se recuperar da derrota em casa para o Corinthians (3×0).

O Cruzeiro soma apenas um ponto, em seis disputados. A maior pressão parte da própria diretoria do clube. Após o desligamento dos laterais Gabriel e Fábio Santos e do zagueiro André Luís, o presidente do clube, Alvimar de Oliveira Costa, avisou que outras dispensas deverão ocorrer, caso persista a apatia em campo.

?Ser derrotado brigando, se dedicando de corpo e alma é uma coisa. Você ser derrotado de forma bisonha, sem brio, sem doação dos jogadores, realmente revolta. Os jogadores estão na marca do pênalti?, ameaçou Alvimar.

Já o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella, chegou a dizer que poderá contratar detetives para vigiar os ?baladeiros? do grupo. Em meio ao clima de cobrança, o técnico Dorival Júnior pediu à torcida um voto de confiança.

O time que entra em campo terá cinco novidades em relação à última partida: os laterais Jonathan e Ânderson – que substituirão os dispensados Gabriel e Fábio Santos -, o volante Charles, o meia Leandro Domingues e o atacante Guilherme.

CAMPEONATO BRASILEIRO

1º Turno – 3ª Rodada

CRUZEIRO x PARANÁ

Cruzeiro

Lauro; Jonathan, Léo Fortunato, Gladstone e Anderson; Paulinho Dias, Charles, Ricardinho e Leandro Domingues; Araújo e Guilherme.

Técnico: Dorival Júnior.

Paraná

Flávio; Daniel Marques, Toninho e Luís Henrique; Parral, Beto, Adriano, Joelson e Márcio Careca; Vinícius Pacheco e Josiel.

Técnico: Pintado.

SÚMULA

Local: Mineirão (Belo Horizonte).

Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN).

Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Luís Carlos Câmara Bezerra (RN).

Voltar ao topo