Peter avança na pequenas ondas de Margaret River

Como o Salomon Masters e o Bico Classic têm que ser encerrados amanhã, depois de um adiamento a competição teve que voltar a ser disputada ontem, mesmo em condições bem diferentes das que a ASP classifica como ?prime? para dar um bônus de 10% na pontuação. A maioria das ondas em Margaret River não chegava a um metro e as quartas-de-final femininas foram adiadas, mas os cabeças-de-chave do primeiro evento com nível 6 estrelas do World Qualifying Series 2005 tiveram que encarar as difíceis condições do mar. Foram realizadas 22 das 24 baterias da terceira fase e dos dezenove brasileiros que competiram, só oito avançaram para a última rodada de baterias formadas por quatro atletas. O campeão e vice do Salomon Masters no ano passado, o catarinense Neco Padaratz e o carioca Raoni Monteiro, respectivamente, o paranaense Peterson Rosa, o baiano Armando Daltro e o carioca Leonardo Neves, estrearam com vitórias e os outros passaram em segundo lugar nas suas baterias. Já o maior destaque do dia foi o americano Damien Hobgood, que estabeleceu novos recordes em Margaret River.

Com notas 9,57 e 8,43 em suas duas melhores ondas surfadas, Damien ampliou a maior marca do evento neste ano para 18 pontos de 20 possíveis. Já entre os oito brasileiros que se classificaram, o melhor foi o defensor do título, Neco Padaratz, que viu o gaúcho Rodrigo Dornelles dar adeus à competição. Antes dele, também em confrontos com dois brasileiros nas baterias, o carioca Bruno Santos passou atrás do australiano Richard Lovett na disputa em que o paraibano Fábio Gouveia; o paulista Adriano de Souza ganhou a batalha pela segunda vaga do pernambucano Bernardo Pigmeu na vitória de outro australiano, Trent Munro; porém o carioca Yuri Sodré e o potiguar Danilo Costa foram eliminados juntos.

Dobradinha

Mas o Brasil fez a festa na 15.ª bateria, quando aconteceu a única dobradinha verde-amarela em Margaret River. Só que eram três brasileiros contra apenas um estrangeiro e os cariocas Leonardo Neves e Pedro Henrique foram melhores do que o havaiano Jason Shibata e o paulista Renan Rocha.

O paranaense Peterson Rosa conseguiu vencer a 17.ª bateria, com Luke Stedman e Drew Courtney deixando o paulista Heitor Pereira em último lugar. Na 18.ª, o cabo-friense Victor Ribas foi superado pelo havaiano Roy Powers e pelo californiano Dane Reynolds, mas na 19.ª o baiano Armando Daltro conquistou a quarta vitória brasileira na sexta-feira e o australiano Daniel Ross ficou com a segunda vaga.

Voltar ao topo