Penske domina treino e Power é pole em Edmonton

A Penske está na briga para evitar que a disputa para ser campeão da Fórmula Indy em 2009 não seja só da Chip Ganassi. Seu três pilotos vão largar na frente no GP de Edmonton, neste domingo: o pole é o australiano Will Power, com o compatriota Ryan Briscoe em segundo e o brasileiro Hélio Castroneves em terceiro.

O resultado é fantástico para Power, um piloto que já ficou fora de corridas por falta de patrocínio. “É muito bom estar na frente, mas terminei a classificação exausto”, diz o australiano, que marcou o tempo de 1min01s0133, e se queixou muito do principal problema da pista: o calor no Canadá neste sábado (31º C de temperatura ambiente) e as ondulações no asfalto.

“Temos uma configuração similar. Estava quente demais, eu queria a pole, mas não deu”, analisa Castroneves. Ele fica à frente dos concorrentes Scott Dixon (NZL), quarto no grid e vice-líder da temporada com 345 pontos, Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), o quinto, e Dario Franchitti (ESC), líder do campeonato com 347 pontos e sexto.

Mario Moraes (KV) e Raphael Matos (Luczo Dragon) ficaram no quase. Largarão, respectivamente, em sétimo e oitavo lugares – por milésimos de segundo não passaram para o top six, a sessão final. Quem se deu mal foi o bicampeão Tony Kanaan, eliminado na primeira sessão e que fica na 13.ª posição no grid deste domingo. “Usei dois jogos de pneus vermelhos (moles), mas não deu certo. Esperava ficar entre os 12. Não deu.”

Ele e a equipe Andretti Green continuam no inferno astral. O japonês Hideki Mutoh até passou para a segunda sessão, mas é o 12.º no grid. Os americanos e companheiros Marco Andretti e Danica Patrick sairão mais atrás: 18.º e 20.º, respectivamente. O GP de Edmonton terá 95 voltas em seu tradicional circuito no aeroporto da cidade canadense.

Voltar ao topo