Paranistas terão que seguir cartilha nas férias

Férias: praia, descanso e… trabalho. Pelo menos foi o que indicou a comissão técnica do Paraná Clube a seus jogadores. Antes mesmo do último jogo do Brasileirão, frente ao Vasco da Gama, os atletas receberam uma ?cartilha? com sugestões de atividades físicas a serem realizadas durante o período de recesso.

A intenção é fazer com que o grupo se reapresente no próximo dia 3 de janeiro com uma condição física aceitável para o início das atividades.

É uma corrida contra o tempo, já que o clube terá apenas oito dias para preparar o time para a largada do Campeonato Paranaense, frente ao Roma, em Curitiba. ?Como já conhecemos boa parte do grupo, o trabalho é facilitado. O histórico desses jogadores é positivo, pois tivemos poucas lesões na atual temporada?, lembrou o preparador físico Marcos Walczak, efetivado como substituto de Wilian Hauptman, que foi para o Atlético Mineiro. Na atual temporada, ele subiu das categorias de base na função de fisiologista.

Marquinhos foi responsável pala atualização de todos os arquivos dos atletas, que passaram por sucessivas avaliações físicas ao longo da temporada. ?Nos primeiros três dias, realizaremos novos testes?, lembrou o preparador físico. Mas, diante do curto período de preparação, já serão introduzidos treinos técnicos nesta fase. A preparação física terá que ser intercalada com treinos com bola. Na prática, poderá ocorrer o que se viu em anos anteriores, quando equipes do interior levam uma certa vantagem no aspecto físico.

?Até por isso, é importante que nós tenhamos uma consciência profissional?, comentou o capitão Beto.

Para o jogador, o calendário de 2006 está ?mais apertado? devido à Copa do Mundo.

?Aos poucos, a gente chega lá. Em anos anteriores, reclamávamos das férias curtas. Agora, já podemos curtir a família durante todo o mês?, lembrou. Por isso, Beto encara com naturalidade a lição de casa indicada pela comissão técnica paranista. ?Uma hora diária para cuidar do corpo é o mínimo que podemos fazer. Particularmente, não é problema, pois sempre faço esse tipo de manutenção, na praia ou em academias de amigos?, comentou.

O programa de treinos foi feito pelo preparador físico Wilian Hauptman; seu auxiliar, Lori Sandri Júnior, e o fisiologista (hoje preparador físico) Marcos Walczak. ?São trabalhos bem dosados, apenas para que os atletas mantenham uma base para o início da temporada?, frisou Marquinhos. Sempre com a orientação de praxe: cuidados com a alimentação, sempre priorizando o alongamento antes e após cada atividade.

Voltar ao topo