Faz tanto tempo assim?

Tricolor não elimina jogo de volta na Copa do Brasil desde 2002

Nesta série de jogos decisivos que tem pela frente pelo Campeonato Paranaense e pela Copa do Brasil, o Paraná Clube, para minimizar um pouco essa sequência de partidas, tem a chance de eliminar o jogo de volta contra o Estanciano caso vença a equipe de Sergipe por dois gols de diferença nesta quarta (6), às 20h30, no Augusto Franco, em Estância. O Tricolor, porém, terá que quebrar uma marca, já que não consegue esse feito desde 2002, quando venceu o Bragantino por 3×1, em Bragança Paulista e eliminou a equipe paulista no primeiro jogo.

A esperança é de que o Tricolor consiga, neste ano, acabar com essa escrita e elimine a partida de volta. O Estanciano faz uma campanha ruim no Campeonato Sergipano. O adversário do time paranista, no hexagonal semifinal do certame estadual, fez apenas um ponto em cinco partidas e ocupa a última colocação na classificação.

De 2003 a 2006, o Paraná Clube não adquiriu o direito de disputar a Copa do Brasil e, em 2007, não participou da competição nacional por estar jogando, pela primeira vez na sua história a Copa Libertadores da América. Em 2008, quando voltou para a competição nacional, o Tricolor encarou o desconhecido Trem-AM, mas empatou sem gols na ida e venceu a volta por 4×0.

No ano seguinte, o time paranista estreou na Copa do Brasil vencendo o Mixto, no Mato Grosso por 2×1, foi derrotado na volta pelo mesmo placar, e garantiu sua classificação na disputa de penalidades. Em 2010, diante do Cerâmica, o Tricolor empatou em 1×1 no Rio Grande do Sul e passou de fase ao golear a equipe gaúcha por 6×1. Na temporada seguinte, apesar de enfrentar o desconhecido Gurupi, o Paraná empatou o duelo de ida em 1×1 e conseguiu a classificação ao vencer o duelo de volta por 3×0.

Na Copa do Brasil de 2012, o Tricolor também não conseguiu largar com vitória e empatou em 2×2 com o Luverdense, fora de casa, mas garantiu a classificação na Vila Capanema. Mas no ano seguinte, diante do São Bernardo, o empate em 1×1 no primeiro jogo custou a classificação ao Paraná que, na volta, acabou perdendo para a equipe paulista por 3×2. Em 2014, diante do mesmo adversário, o time paranista conseguiu o empate em 1×1 na primeira partida da primeira fase da Copa do Brasil, mas mudou a história no duelo de volta, venceu por 3×1 e avançou de fase no certame.

Nesta temporada, o Paraná Clube quer acabar com a impressão ruim deixada na disputa da Copa do Brasil do ano passado. Diante do Jacuipense, o Tricolor até conseguiu vencer o duelo de ida por 1×0, no interior da Bahia, mas na volta, na Vila Capanema, a equipe paranista acabou sendo derrotada pelo mesmo placar. Nas penalidades, o time baiano levou a melhor e marcou um dos episódios mais vexatórios da história do clube.