O Paraná Clube manteve vivo o sonho de conseguir o acesso à primeira divisão depois de vencer o Londrina por 1×0, segunda-feira (28), na Vila Capanema. Mais próximo do G4 e agora com 13% de chances de jogar novamente a Série A na temporada de 2020, o Tricolor vai para as seis rodadas restantes mais vivo do que nunca, segundo o técnico Matheus Costa, para conseguir o retorno à elite do futebol brasileiro.

continua após a publicidade

“Pode ser que muitas pessoas não acreditem, mas nós acreditamos muito e estamos trabalhando em busca disso. Temos um bom tempo de preparação para o jogo contra o América-MG, em Belo Horizonte. É um jogo de extrema importância e que temos que buscar pontos”, cravou o treinador.

Especialmente o torcedor paranista não está acreditando muito no acesso. Diante do Tubarão, pouco mais de 2.500 pessoas pagaram para ver o Paraná vencer mais um confronto estadual nesta Série B. Clima bem diferente daquele visto em 2017, quando a Vila Capanema ficou lotada na reta final e foi fundamental na campanha que culminou com o retorno à Série A do ano seguinte.

Mas essa desconfiança não é à toa e Matheus Costa sabe disso. Na Série B deste ano, especialmente nos jogos dentro de casa, o Tricolor ficou devendo e, mesmo na briga pelo acesso, tem um dos piores rendimentos como mandante da competição. No entanto, o treinador enalteceu a importância dos quase três mil paranistas que empurraram o time para vencer o Londrina.

continua após a publicidade

“Vejo que nós temos que fazer nosso papel para fazer o torcedor acreditar. Nós ficamos devendo em alguns jogos na Vila Capanema, mas nunca faltou empenho e dedicação. Independentemente do número de torcedores, ficamos muito felizes pelo apoio e incentivo que nos deram antes, durante e nos momentos difíceis da partida. Eles estiveram sempre ao nosso lado nos apoiando”, reforçou.

O Paraná Clube sabe do que precisa fazer em termos de pontuação nesses últimos compromissos. Contra o América-MG, adversário direto pelo acesso, na próxima terça-feira, o Tricolor vai para Belo Horizonte para não perder, mas sabe que uma vitória seria fundamental na luta pelo acesso.

continua após a publicidade

“Tivemos, infelizmente, duas derrotas em sequência, mas os outros jogos nos ajudaram. Tivemos uma vitória importante agora contra o Londrina e o ideal não é olhar os outros e sim fazer nossos três pontos. Vamos a Belo Horizonte buscar a vitória, mas estamos conscientes que não podemos perder. Estamos na briga e fico muito feliz porque antes do início da Série B poucos acreditaram que estaríamos brigando pelo acesso faltando seis rodadas para acabar”, emendou ele.

+ Confira a classificação completa da Série B!

Mas essa desconfiança foi baseada no ano conturbado que o Paraná teve até então, especialmente fora de campo. Tem sofrido com atrasos de salários, mas o técnico espera criar um ambiente positivo até o término da segunda divisão.

“Peço que continuem acreditando. Acredito muito no ambiente positivo, em todos remarem para o mesmo lado. Escutei muitas coisas depois da derrota para o Figueirense. Temos que continuar lutando, acreditando que esse é o momento mais importante para o clube e se abraçar, todos se ajudarem para que a gente conquiste um resultado positivo em Belo Horizonte”, arrematou o treinador.

+ Mais do Tricolor:

+ Paraná fica com ‘título’ do mini-Paranaense da Série B
+ Técnico do Londrina vê derrota para o Paraná como injusta