Embalado!

Paraná Clube vence o Bahia e mira saída da zona do rebaixamento

O Paraná Clube embalou de vez na luta contra o rebaixamento à segundadivisão. Jogando novamente na Vila Capanema, na noite desta quinta-feira (7), o time paranista venceu o confronto direto contra o Bahia por 1×0, chegou aos 9 pontos, subiu para a 18ª colocação, mas ainda dentro da ZR da competição nacional. O Tricolor tem a chance de, enfim, deixar o pelotão debaixo do Brasileirão, mas, para isso, terá que vencer o Flamengo, líder do torneio, neste domingo (10), às 19h, no Rio de Janeiro.

Tentando embalar no Brasileirão, o Paraná Clube tentou impor uma pressão ao Bahia. Até conseguiu ter mais volume de jogo nos primeiros 15 minutos, só que o Tricolor não conseguiu transformar essa superioridade em grandes chances criadas. Faltou, na verdade, qualidade ao setor ofensivo paranista para conseguir furar a boa postura defensiva do Bahia.

Confira como foi o jogo entre Paraná Clube e Bahia!

Aos poucos, o Bahia conseguiu cessar a pressão do Paraná, equilibrou a partida e passou a criar chances de marcar. Aos 17, depois do cruzamento de Nino Paraíba, Vinicius desviou de cabeça e o goleiro Thiago Rodrigues fez boa defesa. Na sequência, o arqueiro paranista fez outra grande intervenção, desta vez no chute de Élber, que ganhou na corrida de Igor e quase abriu o placar.

O time baiano seguiu mais organizado e mais consistente na sua construção ofensiva. Aos 27, Junior perdeu a bola para Zé Rafael, Vinicius recebeu na intermediária, arriscou e quase marcou. A única chance do Paraná no primeiro tempo veio somente aos 34 minutos. Em cobrança de falta, Thiago Santos acertou a trave e quase abriu o placar.

No entanto, foi o Bahia quem terminou melhor a etapa inicial. Aos 44, em contra-ataque rápido, Flávio arriscou da entrada da área e o goleiro Thiago Rodrigues fez outra grande defesa. Mas como todo bom goleiro precisa ter sorte, o time paranista se livrou, na sequência, de tomar o primeiro gol. Depois da cobrança de escanteio, a defesa do Tricolor parou, Zé Rafael bateu cruzado e a bola saiu por pouco.

O segundo tempo foi mais equilibrado. O Paraná, para ganhar força ofensiva, voltou com o atacante Carlos na vaga do volante Jhonny Lucas. O time paranista, então, mais presente no campo ofensivo, quase marcou aos 7 minutos. Thiago Santos recebeu de Junior, mas o goleiro Douglas fez boa defesa.

Buscando ainda mais poder de fogo, o técnico Rogério Micale apostou na entrada de Silvinho na vaga do meia Carlos Eduardo, que foi figura nula no setor de criação do Tricolor. Com quatro atacantes, o Paraná foi com tudo em busca da vitória. Aos 15, Rayan cruzou e Thiago Santos, caído, mandou para fora. O Bahia, em contra-ataque rápido, cinco minutos depois, quase marcou, mas Caio Henrique salvou a tentativa de Élton já dentro da pequena área.

O Paraná, então, na sequência do lance, conseguiu abrir o placar. Em boa trama ofensiva, Silvinho iniciou a jogada, a bola passou por Léo Itaperuna, por Thiago Santos, até voltar para o atacante paranista, que recebeu livre e bateu na saída do goleiro Douglas. O Tricolor, automaticamente, recuou e adotou uma postura mais defensiva para segurar a vitória parcial.

O Bahia, então, passou a jogar todo no campo ofensivo, mas não conseguia furar a retranca imposta pelo time paranista. O Paraná, ao mesmo tempo em que se defendia bem, também tinha os contra-ataques. Desta forma, o Tricolor perdeu pelo menos duas boas chances de ampliar a vantagem. Aos 36, Alex Santana arriscou de fora e Douglas salvou.

Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!

Em busca do empate, o Bahia foi para o tudo ou nada no final. Apostou nas entradas de Ítalo e Allione. No entanto, o time baiano não conseguia ficar com a bola e passou a ser presa fácil para o sistema defensivo do Paraná, que se segurou até o final e garantiu a segunda vitória no Campeonato Brasileiro.

SÉRIE A
10ª Rodada – 1° Turno

Paraná Clube 1×0 Bahia

Local: Vila Capanema
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e SIlbert Faria Sisquim (RJ)
Gols: Silvinho, 20 do 2º
Cartões amarelos: Jhonny Lucas, Leandro Vilela, Carlos e Caio Henrique (PRC); Vinicius e Gregore (BAH)
Público pagante: 4.153
Público total: 4.927
Renda: R$ 77.635,00

Paraná Clube
Thiago Rodrigues; Junior, Jesiel, Rayan e Igor; Leandro Vilela, Jhonny Lucas (Carlos), Caio Henrique e Carlos Eduardo (Silvinho); Léo Itaperuna e Thiago Santos (Alex Santana).
Técnico: Rogério Micale

Bahia
Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Flávio, Elton (Fernandinho), Vinicius (Allione) e Zé Rafael (Ítalo); Élber.
Técnico: Claudio Prates