Alerta ligado

Paraná Clube perde pro Brasil de Pelotas, mas segue no G4

Paraná Clube foi facilmente dominado em Pelotas, pouco criando chances de gols e sofrendo com a defesa. Foto: Flávio Neves/Estadão Conteúdo

O Paraná Clube não conseguiu segurar o ímpeto do Brasil de Pelotas na noite desta terça-feira (7) e perdeu por 2×0 no Estádio Bento Freitas. Lutando contra o rebaixamento, os gaúchos foram para cima e, em noite inspirada, o atacante Rafinha marcou dois gols. A derrota não tira o Tricolor da zona de classificação à Série A, mas faz a equipe ligar o sinal de alerta, já que Oeste empatou com o Figueirense e só está atrás pelo número de vitórias (16 a 14).

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O time paranista começou a partida de olho nos resultados dos jogos da rodada que haviam começado às 19h e disposto a deixar o adversário tomar a iniciativa e correr na primeira etapa. O duelo começou quente em Pelotas, com direito a marcação dura dos donos da casa e confusão na área do time gaúcho na primeira investida do Paraná.

A primeira chance efetiva do Tricolor surgiu logo aos cinco minutos. Na cobrança de escanteio de Renatinho, Igor tentou de cabeça, mas Marcelo Pitol fez a defesa. A resposta veio pouco depois, na cobrança de falta de Rafinha. Richard deu rebote, mas a defesa afastou o perigo. Com o apoio da torcida, o time gaúcho tentava jogar no abafa. No contra-ataque, o Paraná Clube se arriscava. Aos 12, Renatinho desperdiçou uma cobrança de falta chutando muito forte e pouco depois Alemão carregou a bola pra área, mas o chute parou no bloqueio adversário.

Aos 27, Alemão foi à defesa para salvar a pátria tricolor ao tirar de dentro da área a bola cabeceada por Éder Sciola, após cobrança de escanteio. Na pressão, o Brasil não dava descanso. Aos 31, foi a vez de Kiss tirar. Aos 44, Teco chegou a balançar as redes, mas estava impedido. Apesar das tentativas dos donos da casa, a falta de objetividade fez com que o placar do primeiro tempo virasse sem gols, para a sorte do Tricolor.

O zagueiro Maidana reconheceu as falhas do Paraná. “Não era o que a gente queria. Só demos chutão. Temos que botar a bola no chão e buscar o resultado”, resumiu ele.

No entanto, o panorama começou o mesmo no segundo tempo, com o Brasil partindo pra cima. E não demorou para o gol amadurecer. Aos 11 minutos, Marcinho entrou na área pela direita e deixou Rafinha na cara do gol para abrir o marcador.

Veja como ficou a classificação da Série B

Na cobrança de falta, aos 23, Eduardo Brock chutou um petardo, mas Marcelo Pitol conseguiu espalmar. O balde d’água fria veio pouco depois. Lincom cabeceou, Richard deu rebote e Rafinha fez o segundo dele e do Brasil.

Com os ânimos exaltados, os atletas das duas equipes entraram em atrito e Richard acabou atingido por Leandro Camilo, que só tomou o amarelo, mesmo dando uma cotovelada no goleiro. O Paraná Clube ainda teve chance de diminuir com Zezinho, que depois da bola levantada chutou cruzado de dentro da área, mas Marcelo Pitol foi desviou e a bola tirou tinta da trave.

Foi a melhor chance do Tricolor, que não conseguia acertar muitos passes, pouco pressionou e agora tem que respirar e reunir forças para o compromisso da próxima sexta-feira (10), contra o Luverdense, na Vila Capanema.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE B
2º Turno – 34ª Rodada

BRASIL DE PELOTAS  2×0 PARANÁ CLUBE

Brasil
Marcelo Pitol; Éder Sciola, Teco, Leandro Camilo e Marlon; Leandro Leite, Itaqui e Rafinha; Misael (Calysson), Marcinho (Cassiano) e Lincom (João Afonso).
Técnico: Clemer

Paraná Clube
Richard; Cristovam, Iago Maidana, Eduardo Brock e Igor (Rayan); Gabriel Dias, Vinícius Kiss, Renatinho e João Pedro (Zezinho); Robson e Alemão (Vítor Feijão).
Técnico: Matheus Costa

Local: Bento Freitas (Pelotas-RS)
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Edson Antônio de Souza
Gols: Rafinha, aos 11 e 25 do 2º.
Cartões amarelos: Marlon, Rafinha, Marcinho, Leandro Camilo e Éder Sciola (BRA); Renatinho, Igor, Gabriel Dias  (PRC)