Uma ‘rotina’ do Paraná Clube está se repetindo em 2019. Até a última terça-feira (11), quando o Tricolor venceu o Operário pela Série B do Campeonato Brasileiro, foram utilizados 34 jogadores em 21 partidas desta temporada. O número comprova a reformulação que foi feita no elenco durante o ano, o que fica mais explícito quando se compara o time da estreia no Campeonato Paranaense com o da partida da terça – coincidentemente, ambas contra o Fantasma.

+ Resultados: Paraná fecha primeira parte da Segundona em alta

Em 20 de janeiro, o time de Ponta Grossa derrotou o Paraná por 1×0, gol de Dione. Treinada por Dado Cavalcanti, a equipe tricolor atuou com Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Fernando Timbó e Juninho; Luiz Otávio, Kadu e Higor Leite (Alesson); Andrey (Rodolfo), Keslley (Rodrigo Carioca) e Jenison.

+ Mercado: Jhonny Lucas fecha com empresário de Lukaku

Pela Série B, já com o comando de Matheus Costa, o Tricolor teve Thiago Rodrigues; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Juninho; Luiz Otávio, Luan (Jhonny Lucas) e Matheus Anjos (Ramon); João Pedro (Fernando Timbó), Jenison e Bruno Rodrigues.

+ Absoluto: Éder Sciola, o ‘homem de ferro’ do Tricolor

Apenas cinco jogadores se repetiram entre as duas escalações: o goleiro Thiago Rodrigues, o lateral-direito Éder Sciola, o zagueiro Eduardo Bauermann, o volante Luiz Otávio e o centroavante Jenison – além de Fernando Timbó, que começou em janeiro e entrou no finalzinho na terça. Destes, os três últimos tiveram momentos na reserva durante o ano, enquanto Thiago e Sciola estiveram a temporada inteira como titulares.

+ Confira a tabela e a classificação da Série B!

Entre os 34 jogadores que atuaram pelo Paraná, cinco já foram embora. Andrey está jogando no sub-23 do Internacional, Jeferson Lima foi devolvido ao mesmo Inter, Higor Leite foi para o Londrina e Maicosuel foi dispensado. Outros, como Kadu, Keslley e Jhemerson, estão jogando no time de aspirantes. Marlyson se recupera de uma cirurgia. E o goleiro Filipe foi liberado sem ter atuado uma vez sequer.

Anos anteriores

Com reformulações e dispensas no decorrer das temporadas, o Paraná se habituou a usar um grande número de atletas a cada ano. Em 2018, foram 59 jogadores. Em 2017, ano do acesso à primeira divisão, foram 50, o mesmo número de 2016.

Confira a lista completa dos jogadores que atuaram pelo Tricolor neste ano:

21 jogos – Jenison (atacante)
19 jogos – Éder Sciola (lateral) e Rodolfo (zagueiro)
18 jogos – Alesson (meia)
17 jogos – Thiago Rodrigues (goleiro)
16 jogos – Guilherme Santos (lateral) e Luiz Otávio (volante)
14 jogos – Fernando Neto (meia)
12 jogos – Eduardo Bauermann (zagueiro), Itaqui (volante) e Higor Leite (meia)
10 jogos – Andrey (atacante)
9 jogos – Fernando Timbó (zagueiro) e Caio Rangel (atacante)
8 jogos – Matheus Anjos (meia) e Ramón (atacante)
7 jogos – Juninho (lateral), Keslley (atacante) e Rodrigo Carioca (atacante)
6 jogos – João Pedro (meia) e Maicosuel (meia)
5 jogos – Jeferson Lima (volante)
4 jogos – Leandro Almeida (zagueiro), Alisson (goleiro), Bruno Rodrigues (atacante), Sueliton (lateral) e Jhemerson (meia)
3 jogos – Luan (volante), Jean Lucas (meia) e Jhonny Lucas (volante)
2 jogos – Kadu (volante), Alejandro Márques (volante) e Marlyson (atacante)
1 jogo – Gabriel Pires (meia)