Superando os problemas

Em meio a luto e dificuldades, Paraná Clube pega o Náutico em Recife

Pressionado, Cristian de Souza sabe que Paraná precisa vencer, mesmo com todo o clima no clube. Foto: Pedro Serápio

Vivendo seu pior momento na temporada, o Paraná Clube joga nesta terça-feira (13), às 19h15, contra o Náutico, na Arena Pernambuco, com a pressão e com o risco de entrar pela primeira vez na zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Sem vencer há quatro jogos na competição, o Tricolor precisa reagir para não ver ainda mais longe o seu sonho de conquistar o acesso à primeira divisão, que é o seu grande objetivo em 2017.

Porém, o time paranista entrará em campo em luto pelo falecimento do meia Jonas Pessalli. O jogador, que estava se desligando do clube, morreu em um acidente de carro na madrugada de ontem. Até por isso, o zagueiro Rayan, que era o jogador mais próximo a ele, pediu para não viajar para prestar auxílio à família do ex-companheiro.

O técnico Cristian de Souza, criticado pela torcida depois da derrota sofrida em casa para o Guarani, no último sábado, começou a ficar mais pressionado no cargo. O treinador, no entanto, acredita que o momento é de reencontrar o bom futebol apresentado em outras jornadas, especialmente nos duelos contra o Atlético-MG, pela Copa do Brasil.

“Não vamos fazer caça às bruxas, não achar que está tudo errado e que ninguém serve. Há pouco tempo atrás, estávamos comemorando grandes atuações, o time indo bem, jogando de forma competitiva. Não é num dia como hoje (sábado) que a gente vai achar que nada presta e que não vai dar certo”, apontou ele.

A queda de rendimento pode ser explicada com a perda de alguns jogadores. Casos do goleiro Léo, machucado, e especialmente do volante Alex Santana, que voltou para o Internacional. Por isso, Cristian de Souza afirmou que o Tricolor está passando por um processo de reconstrução.

“Houve uma frustração muito grande na eliminação (da Copa do Brasil). Se colocarmos no papel, nossas baixas de jogadores que estavam em alto rendimento foi muito significativa. Qualquer equipe sente quando perde peças importantes. Agora é reconstrução. Perdemos alguns jogadores, o grupo foi refeito e temos que esquecer esse jogo aqui, que foi atípico”, emendou o comandante paranista, que será obrigado a modificar o time para tentar voltar a vencer na Série B.

Confira a tabela completa da Série B!

O zagueiro Wallace deve entrar na equipe no lugar de Rayan e formar dupla com Eduardo Brock. Na lateral-direita, há a possibilidade do lateral-direito Cristovam retornar ao time no lugar de Leandro Vilela, que está atuando improvisado na posição. Se isso acontecer, Vilela pode entrar no setor de contenção no lugar de Jhony.

Sem criação alguma na derrota para o Guarani, o técnico Cristian de Souza deve modificar o setor ofensivo contra o lanterna da Série B. O meia-atacante Minho disputa uma vaga com Matheus Carvalho. Com o meia Renatinho ainda machucado, Guilherme Biteco será mais uma vez o responsável pela criação das jogadas. Na frente, Felipe Alves disputa posição com Pedro Bortoluzo.

Ficha técnica

SÉRIE B
1º Turno – 7ª Rodada

Náutico x Paraná Clube

Náutico
Tiago Cardoso; David, Aislan, Tiago Alves e Manoel; Amaral, Rodrigo Souza e Giovanni; Gerônimo, Erick e Vinicius.
Técnico: Waldemar Lemos

Paraná Clube
Richard; Leandro Vilela (Cristovam), Wallace, Eduardo Brock e Assis; Jhony (Leandro Vilela), Gabriel Dias, Guilherme Biteco, Matheus Carvalho (Minho) e Robson; Felipe Alves (Pedro Borotluzo).
Técnico: Cristian de Souza

Local: Arena Pernambuco (Recife-PE)
Horário: 19h15
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Fabio Rogério Baesteiro (SP)