Paraná vence o Adap e está na semifinal do Paranaense

O Paraná Clube está na semifinal do Paranaense. Ontem à noite, o Tricolor quebrou a invencibilidade do Adap Galo em Maringá, com uma vitória por 2 a 0 e garantiu um lugar entre os dois primeiros do Grupo A. O resultado ainda classificou o Coritiba e acabou com as chances do Galo e do Cascavel.

Só a vitória interessava ao time da casa, que partiu para cima do Tricolor. Logo a 30 segundos de jogo, Adriano arriscou de longe, obrigando Flávio a fazer a primeira boa defesa da noite.

O Galo se lançava à frente, abrindo espaço para os contra-ataques paranistas. Aos 15?, André Luiz recebeu na intermediária e soltou uma bomba. A bola ainda acertou a trave antes de entrar. Golaço tricolor.

André nem teve muito tempo para comemorar. Logo após abrir o placar, ele foi atingido por Amaral. O lateral tricolor caiu se contorcendo de dor e teve que deixar o estádio de ambulância, com uma lesão no tornozelo direito.

A baixa não desanimou o Tricolor. Aos 26?, em um novo contra-ataque, Vinícius Pacheco recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e bateu de virada fazendo 2 a 0 para o time da Vila.

A noite não era mesmo do time de Maringá. Quando conseguia chegar com perigo ao ataque, o Galo esbarrava sempre nas defesas de Flávio.

Aos 43?, João Paulo salvou uma bola em cima da linha. O árbitro Nilo Neves Souza Jr. viu toque de mão, expulsou o zagueiro tricolor e marcou pênalti.

O artilheiro Adriano foi para a cobrança e bateu forte, no alto. Mas Flávio voou para mais uma grande defesa.

O segundo tempo ficou dramático para o Paraná. Logo aos 5?, Flávio mostrou que era mesmo o nome do jogo, com duas defesas seguidas em chutes de Warley e Dezinho.

A sorte também estava do lado do Pantera.

Aos 17?, Alex Paulista perdeu um gol feito, sozinho na marca do pênalti.

O técnico Zetti conseguiu acertar a marcação tricolor com a entrada de Xaves no lugar de Vinícius Pacheco. No final, foi a vez do goleiro do Adap aparecer para evitar a goleada.

Aos 35?, Lima arriscou e Vilson desviou para linha de fundo. Aos 39?, mais uma vez Lima partiu com a bola dominada e foi derrubado na área por Lino. O próprio Lima bateu mal o pênalti e Vilson defendeu.

Ainda houve tempo para a expulsão de Warley, que acertou Beto com violência, mas não para mudar o placar. O Paraná volta a campo na próxima terça-feira. Pela Libertadores, enfrenta o Real Potosí, na Bolívia. O próximo compromisso pelo estadual é o clássico contra o Coritiba, na quinta-feira.

CAMPEONATO PARANAENSE 2007
2.ª fase ­ 5.ª rodada ­ Grupo A
Gols: André Luiz, aos 15?, e Vinícius Pacheco, aos 26? do 1.º tempo.
Árbitro: Nilo Neves Souza Jr.
Assistentes: Pedro Martinelli Cristino e Gilmar Garcia Munhoz
Cartões amarelos: Lima (Paraná), Linno (Galo)
Cartão vermelho: João Paulo (Paraná), aos 43? do 1.º tempo. Warley (Galo), aos 44? do 2.º tempo
Local: Willie Davids, em Maringá (PR)
Público e renda: não divulgados

ADAP GALO 0 x 2 PARANÁ

Adap
Galo ­ Vilson; Deivi (Alex Paulista ­ int.), Linno, Dezinho e Doriva (Robson ­ 33? 2.º); Amaral, Cícero, Barbieri (Ivan ­ 27? 2.º) e Cipó; Warley e Adriano. Técnico: Itamar Bernardes.

Paraná ­
Flávio; Daniel Marques, Toninho e João Paulo; Araújo, Goiano, Beto, Renan (Joelson ­ 30? 2.º) e André Luiz (Egídio ­ 22? 2.º); Lima e Vinícius Pacheco (Xaves ­ 11? 2.º). Técnico: Zetti.

Agora o foco é a Libertadores

Missão cumprida e vaga assegurada no estadual, o Paraná se volta totalmente à Libertadores. A vitória contra o Adap Galo deu tranqüilidade para o Tricolor pensar somente no confronto da próxima terça-feira, contra o Real Potosí, na Bolívia.

A classificação antecipada foi muito comemorada pelos jogadores. ?A equipe lutou ao máximo e conseguiu fazer sua parte. Perdemos alguns jogos importantes, mas tivemos tranqüilidade para nos recuperar e fazer uma grande campanha na segunda fase?, avalia o atacante Lima.

Para o técnico Zetti, o bom desempenho no estadual mostra a qualidade de todo o elenco tricolor. ?Nós crescemos num momento muito bom. Não temos conseguido repetir a equipe, mas quem está entrando está correspondendo?, afirma o treinador.

Sem compromisso no final de semana, o Paraná se concentra agora em sua odisséia internacional. ?Vamos aproveitar para focar na Libertadores. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil e desgastante, por causa da altitude. Temos que estar preparados?, diz o zagueiro Daniel Marques.

A má notícia da noite ficou por conta da contusão do lateral André Luiz. Ele sofreu uma forte torção no tornozelo e ficará de 20 a 30 dias afastado dos gramados.

Voltar ao topo