Paraná tenta subir para a terceira colocação

O Paraná Clube entra em campo hoje – às 16h, no Beira-Rio – disposto a armazenar ?gordura? para a reta final do Brasileirão. Uma vitória contra o Internacional, jogo adiado da 17.ª rodada, vale a terceira colocação pro Tricolor. Mais do que isso: garantiria um novo status na competição, firmando seu nome como um dos favoritos à classificação para a Copa Libertadores da América. Sabendo que a derrota não interfere na atual colocação, o time de Caio Júnior entra em campo sem pressão, mas com motivação redobrada.

Sabe que terá pela frente o atual campeão do continente e que vê nesse jogo a chance de sobreviver na luta pelo título nacional. Na condição de um dos maiores algozes do colorado gaúcho, o Paraná promete uma postura ousada, principalmente quando em posse de bola. O treinador quer evitar o recuo demasiado, maior defeito apresentado na última jornada, quando o Tricolor foi pressionado pelo Figueirense e quase cedeu o empate. A vitória por 1×0 -depois de setenta dias de jejum fora de casa -, em Florianópolis, deu novo ânimo à equipe, que, independente da ausência de Gérson, terá um meia de criação para fazer a conexão com a dupla de ataque.

Caio Júnior desistiu, ao que tudo indica, definitivamente da utilização de três volantes no meio-de-campo. Não que o Paraná tenha feito jogos ruins com essa formação. Foi com Pierre, Beto e Batista que o Tricolor ?deu calor? no São Paulo, em pleno Morumbi, e só não obteve melhor sorte (perdeu por 3×2) por interferência da arbitragem. Mesmo assim, numa análise geral, o treinador detectou que com essa formatação a equipe somou poucos pontos. ?Decidi dar força aos meias do elenco. Melhoramos nossa produção ofensiva com o Gérson e espero que o seu substituto mantenha o nível de atuação?, disse Caio Júnior, sem confirmar se escalará Sandro ou Joelson.

Se a vitória seria ?fantástica? na avaliação dos paranistas, o empate não seria um mau resultado diante das pretensões do Paraná. ?Abriríamos mais um ponto em relação ao nosso maior concorrente, o Vasco?, lembrou Batista. A igualdade, no entanto, não é algo comum na atual campanha do Tricolor. É o time que menos vezes empatou na competição (4), ao lado do rival Atlético. Isso pode fazer grande diferença na hora de um eventual desempate. ?A nossa vantagem é significativa?, lembra Caio Júnior. O Tricolor tem pelo menos duas vitórias a mais que a maioria de seus perseguidores, reflexo da postura do time que mais uma vez promete usar e abusar da velocidade de Cristiano, Leonardo e dos alas para surpreender o Inter.

Sandro e Joelson no páreo

Dois jogadores em busca de afirmação disputam palmo a palmo a última vaga entre os titulares para o jogo desta tarde. Há um leve favoritismo para Sandro, que atuou mais vezes na temporada e – mesmo diante de uma visível queda técnica – tem a confiança do treinador. Correndo por fora está Joelson, que chegou precedido de fama, mas ainda não emplacou com a camisa tricolor.

A decisão de Caio Júnior, que será anunciada apenas momentos antes da bola rolar, significará a chance de redenção para um deles, em um momento importante do Brasileiro. Sandro atuou sob vaias nos últimos jogos disputados no Pinheirão. ?Acho que a má fase passou. Creio que o time se recuperou e espero subir junto?, disse o jogador.

Sandro entrou no segundo tempo do jogo frente ao Figueirense e cumpriu as funções táticas estabelecidas. Mas, visivelmente ansioso, perdeu uma chance incrível, cara a cara com o goleiro. ?Tenho certeza: assim que fizer um gol, a maré muda e vou buscar o meu espaço?. Na outra ponta dessa ?briga?, está Joelson, também sedento por mostrar seu futebol e justificar o esforço feito para a sua contratação.

CAMPEONATO BRASILEIRO
JOGO ADIADO – 17ª RODADA
SÚMULA
Local: Beira-Rio (Porto Alegre).
Horário: 16h.
Árbitro: Alício Pena Júnior (FIFA-MG).
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Márcio Eustáquio Santiago (MG).

INTERNACIONAL x PARANÁ CLUBE

Internacional
Clemer; Ceará, Índio, Fabiano Eller e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Perdigão e Adriano; Iarley e Fernandão (Luiz Adriano). Técnico: Abel Braga.

Paraná
Flávio; Gustavo, Émerson e Neguete; Peter, Beto, Batista, Sandro (Joelson) e Edinho; Cristiano e Leonardo. Técnico: Caio Júnior.

Voltar ao topo