Paraná tem fim de semana de folga

Num fim de semana atípico, o Paraná Clube troca o uniforme de jogo por vestimenta mais confortável. Os jogadores pediram e a comissão técnica consentiu: o treino de hoje foi cancelado e a reapresentação ocorrerá somente na segunda-feira à tarde. O técnico Paulo Campos frisou insistentemente que “o descanso é fundamental” e pediu aos seus atletas que aproveitem estes dois dias para relaxar ao lado dos familiares. A próxima semana será de treinos intensos, visando a decisão de sábado (6/11), frente ao Grêmio, no Pinheirão.

O adiamento da partida frente ao São Caetano para o dia 10 de novembro fez com que toda a programação do time fosse alterada. Também em relação à carga dos trabalhos. O coletivo de ontem à tarde foi quase uma simulação de jogo, com duas etapas. Normalmente, nos dias que antecedem um jogo, o apronto tem no máximo 40 minutos de duração.

Na segunda-feira, Paulo Campos já programou treinamentos contra os juniores. “E quero titulares e reservas vencendo. O clima já deve ser de decisão, pois o Grêmio certamente virá com tudo”, alertou o treinador. Pela estrutura que possui e pelo grupo de jogadores, o técnico paranista disse não entender a situação do time gaúcho, há dois anos figurando entre os últimos colocados do Brasileirão.

Como o meia Canindé ainda não foi liberado para os treinamentos com bola – o que deve ocorrer no início da semana -, Paulo Campos manteve a mesma formação da última partida, com Cristian e Marcelo Passos no setor de articulação e Marcel mais à frente, encostando em Galvão. “Se o Canindé estiver 100%, aí vou ver o que posso fazer. Se estiver abaixo disso, ficará no banco de reservas”, avisou. “Neste momento, preciso do grupo inteiro, pois qualquer detalhe pesa.”

Mudanças mesmo, só nas alas, pois Etto e Edinho estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Paulo Campos até acenou com a possibilidade de lançar um meia pela esquerda, mas optou mesmo pela entrada de Vicente. Na direita, o zagueiro João Paulo será mais uma vez improvisado. Alex Silva se recupera de lesão e deve até voltar aos treinos com o grupo na próxima semana. Mas o treinador já antecipou que não há a mínima possibilidade de utilização do atleta neste jogo. “O importante é que aos poucos terei maior qualidade no banco e isso será decisivo na reta final”, avisou Campos.

Paraná joga três em casa e hoje seca adversários

A alteração na tabela faz com que o Paraná dispute três jogos seguidos em casa. Por mais que na seqüência tenha que encarar São Caetano e Paysandu, fora de casa, o aspecto é considerado positivo por jogadores e integrantes da comissão técnico. “Uma pena que vacilamos contra o Corinthians. Senão…”, comentou o meia Marcel, destaque da equipe por sua constante movimentação e bom aproveitamento em finalizações.

Hoje, os atletas aproveitam para “secar” Grêmio, Guarani, Botafogo, Flamengo e Vitória, além de torcer por empate entre Atlético-MG e Criciúma. Independente dos resultados, porém, o Tricolor só corre o risco de perder uma posição na classificação, voltando ao 22.º lugar. Isso ocorrerá caso o Botafogo vença o Cruzeiro, em Niterói. “O melhor é que ninguém escape, mas, independente do que possa ocorrer, teremos um jogo a menos”, lembrou o volante Beto.

O Paraná, nas últimas oito rodadas, joga em casa contra Grêmio, Atlético Mineiro, Goiás e Fluminense. Os jogos fora serão diante de São Caetano, Paysandu, Criciúma e Internacional.

Morre ex-presidente Landoar

O futebol paranaense perdeu ontem Landoar da Silva, ex-presidente do extinto Colorado, um dos clubes que deram origem ao Paraná Clube. A gestão de Landoar foi no biênio 86/87, mas ele sempre esteve presente na vida do clube, mesmo após a fusão que originou o tricolor.

Landoar ficou marcado por ter assumido o Colorado em uma situação complicada e tê-lo livrado do rebaixamento na série estadual. Há algum tempo, ele vinha sofrendo de problemas cardíacos e recentemente foi submetido a uma angioplastia, que apesar de bem-sucedida não foi suficiente para evitar o seu falecimento. O sepultamento de Landoar da Silva acontece hoje, às 10h, no Cemitério Municipal de Curitiba.

Voltar ao topo