Realidade

Paraná quer usar sequência em casa para ficar na Série B

A série caseira começa hoje para o Paraná Clube e, para muitos, chegou o momento de sacramentar a permanência no Campeonato Brasileiro da Série B em 2015. A partida está marcada para às 21h50, na Vila Capanema, e o adversário será o América-MG. Na próxima terça-feira, a Portuguesa estará no reduto paranista e somando seis pontos a equipe dará um passo importante para eliminar qualquer possibilidade de rebaixamento.

Naturalmente, a torcida sonhava com o acesso, mas em um ano em que novamente os problemas financeiros foram prejudiciais a todos os setores do clube, a permanência na Segundona é bem-vinda. Vale lembrar os discursos dos antigos treinadores que passaram pelo Paraná em 2014. Milton Mendes, hoje na Ferroviária, saiu do clube alegando falta de perspectivas e previa um ano recheado de problemas. Já Claudinei Oliveira conseguiu trabalhar com as adversidades, mas chegou a alertar que a segunda divisão não seria demérito algum e seria preciso evoluir em vários aspectos para retornar à principal divisão do futebol brasileiro.

Com Ricardinho não é diferente. Na sua primeira entrevista como treinador do Paraná, o profissional cobrou maior profissionalismo para depois sonhar com o acesso. “É preciso se estruturar em vários aspectos primeiro para a gente sonhar com algo maior, algo superior. Às vezes, a gente está sonhando com situações possíveis, por exemplo, a Série A, mas temos que ter a humildade para enfrentar os nossos problemas e de estruturar novamente o departamento de futebol, dando condições para todos. Aí sim vamos ter a oportunidade de disputar e chegar aos objetivos de voltar à primeira divisão”, disse Ricardinho, no dia 10 de setembro.

Os atletas também desejavam estar lutando para entrar no G-4, mas neste momento a opção de permanecer nesta vitrine mais simples acaba sendo uma motivação. “Vencendo as duas partidas acabaremos com esta possibilidade de rebaixamento e vamos lutar para isto”, afirmou o atacante Carlinhos.

Com este respeito à competição, jogadores querem evitar novos desgastes dentro de campo e manter o bom retrospecto na Vila Capanema. A última derrota foi antes da Copa do Mundo, para a Luverdense, em junho. Depois disto, foram cinco vitórias e quatro empates.

Time pouco alterado

O Paraná entra para a partida desta noite com poucas mudanças. O time venceu na última rodada a Luverdense e apresentou bom rendimento. Na defesa, o lateral Chiquinho retorna a titularidade na vaga de Ricardinho. Já no meio-campo, sem contar com Jean, suspenso, a comissão técnica não confirmou o substituto. Leandro Vilela e Lucas Otávio lutam por uma vaga no setor de marcação. No restante, será mesma formação da rodada passada, tendo a dupla ofensiva Carlinhos e Giancarlo.