Paraná Clube tem 70% de chance de ir à Libertadores

O Paraná Clube de ?azarão? passou a clube a ser batido nesta reta final do Brasileirão.

A 14.ª vitória, obtida em Recife, no último domingo, elevou para 70% – segundo o matemático Tristão Garcia – as chances do clube garantir uma inédita classificação para a Libertadores. Um prêmio à regularidade da equipe comandada pelo técnico Caio Júnior. A meta, a partir de agora, é administrar a vantagem de cinco pontos sobre seus perseguidores e brigar até pelo vice-campeonato.

A dez pontos do líder São Paulo, ninguém na Vila Capanema fala na possibilidade de título, estimada em dois pontos percentuais. Porém, como a diferença para o 2.º colocado – o Santos – é de apenas três pontos, o Tricolor já passa a trabalhar com a possibilidade de garantir vaga já para a fase de grupos da Libertadores, sem passar por uma fase eliminatória. ?Haverá muitos confrontos diretos, que definirão a classificação final?, lembrou Caio Jr. O Paraná ainda enfrenta Santos e Internacional, que estão à sua frente, sem contar o jogo da última rodada, frente ao São Paulo.

Na visão de Caio Jr., a ligeira ?folga? da tabela de classificação é o grande trunfo do Paraná nesta reta final da competição. ?É sempre bom ver os concorrentes pelo retrovisor. Mas, com o equilíbrio para administrar e até ampliar essa vantagem?, comentou o treinador. O Tricolor enfrentará fora de casa Cruzeiro e Vasco, em jogos decisivos. Entre a 32.ª e 34.ª rodadas, três jogos prometem ?incendiar? essa briga: Cruzeiro x Paraná, Cruzeiro x Vasco e Vasco x Paraná.

As previsões estabelecem 62 como o ?número mágico? para a conquista de uma das vagas à Libertadores. Mas, o aproveitamento atual dos clubes indica que é possível chegar lá com uma pontuação bem inferior. Principalmente no caso do Paraná, que tem a seu favor o alto número de vitórias. O time de Caio Jr. é o que menos empatou dentre os vinte participantes (4). Assim, se houver igualdade de número de pontos, a vantagem será sempre do Tricolor.

Diante disso, é possível sonhar com a qualificação se chegar aos 58 pontos.

?Isso é muito relativo?, avisa o treinador paranista. ?E se um desses adversários emplacar seis, sete vitórias??. Por isso, a estratégia de Caio Jr. é simples: nada de ?oba-oba?. Nesse ponto, o técnico se mostra plenamente satisfeito com o comportamento do elenco. ?Esse grupo amadureceu muito. O semblante de todos é de quem sabe que há um longo caminho a percorrer?, comentou. Para o técnico, a rotina do Paraná, hoje, será idêntica à que norteou o clube ao longo da temporada. ?Mesmo quando nossa capacidade foi questionada, no início do segundo turno.?

Beto e Leonardo brigam pra serem titulares

Beto e Leonardo podem ser as novidades do Paraná Clube para o jogo do próximo domingo – às 16h, na Vila Capanema – frente ao Goiás. Pelo menos no que depender do departamento médico. O técnico Caio Júnior preferiu não comentar sobre possíveis mudanças no time e vai esperar o desempenho da dupla nos treinamentos da semana. Sabe que o jogo será dificílimo e frente a um adversário direto.

O Goiás está em franca ascensão no campeonato e neste returno só está atrás do Grêmio. Venceu cinco dos nove jogos que disputou e sofreu apenas uma derrota. Caio Jr. ainda não definiu a estratégia de jogo que irá adotar. Na última partida em casa, posicionou o time num 4-4-2. Foi contundente, mas correu riscos. Fora de casa, de volta ao 3-6-1, o Tricolor mandou no jogo e venceu o Santa Cruz com relativa facilidade.

O treinador elogiou a aplicação tática da equipe e destacou o desempenho dos alas Peter e Eltinho e do atacante Cristiano. Com dois gols, ele se isolou na artilharia do clube, com nove gols. ?O mais importante é que o Cristiano evoluiu muito. Foi bem como atacante de referência, tabelando, na infiltração e marcando gols?, destacou o treinador, que não antecipou se pretende abrir mão de um dos zagueiros na busca por um time teoricamente mais criativo.

?Vou analisar o adversário e escalar aqueles que podem, na teoria, me dar a melhor resposta nesse jogo?, justificou. ?Essa é a essência do Paraná?, disse Caio Jr., que espera ?casa cheia?. Para o treinador, o apoio do torcedor será decisivo nessa busca por mais uma vitória, que deixaria o Tricolor ainda mais perto de seu objetivo.

Vila em ordem pro jogo contra o Goiás

Os laudos técnicos sobre as correções feitas na curva norte serão encaminhadas hoje à Cosedi, ao Crea e à CBF. Durante o fim de semana a obra foi finalizada, com a compactação do solo e a colocação de uma nova malha de concreto no setor que havia cedido alguns centímetros durante o jogo frente à Ponte Preta.

Além de corrigir o local avariado – cerca de 20 metros – o clube revisou toda a extensão da curva, evitando assim novos dissabores. ?Era um problema de fácil solução, como prevíamos?, lembrou o gerente social e de marketing, Luiz Carlos Casagrande.

Para o jogo de domingo, serão 15 mil ingressos para troca, na ação ?Torcer faz bem?, da Nestlé. Um tablete de chocolate (130 g) vale um convite e a troca já pode ser efetuada nos seguintes postos: BIG (Boa Vista e Torres), Muffato (Portão), Condor (Bigorrilho e Centro Cívico) e Carrefour (Parolin).

A diretoria já agilizou o processo de catracas para que não haja problemas no acesso do torcedor ao estádio. Para os próximos jogos, a promessa é de um maior número de bilheterias disponíveis. ?Os deslizes foram operacionais. Então, estamos preparando melhor o nosso pessoal. O importante é dar todo o conforto ao torcedor?, frisou o vice-presidente Márcio Villela.

Voltar ao topo