Paraná Clube pega o Boa, ‘concorrente’ a fugir da ZR

O Paraná Clube entra em campo hoje, às 21h, no Melão, em Vaginha-MG, disposto a abrir vantagem sobre um concorrente direto para consolidar distância segura da ZR. O Boa Esporte tem objetivo parecido, já que as campanhas dos times são similares. Tanto paranaenses quanto mineiros têm risco muito pequeno de rebaixamento e, em quase igual proporção, já estão fora da briga pelo acesso. Um quadro de aparente conforto, mas prontamente rechaçado pelo técnico Toninho Cecílio. “O campeonato é traiçoeiro. Você não pode imaginar que a questão está resolvida enquanto a matemática não for definitiva”, avisa.

Para Cecílio, é obrigação do Tricolor buscar a melhor colocação possível, independentemente de qualquer coisa. “O Paraná não pode se contentar com um 12.º lugar, nunca”. Sob essa diretriz, e repetindo a mesma estratégia da rodada anterior, quando rasgou elogios ao comportamento do time frente ao São Caetano, o técnico projeta a sua primeira sequência de vitórias à frente do Paraná. “Seria muito importante vencer o Boa, porque depois a nossa tabela é complicada”, diz, referindo-se aos jogos em casa contra os líderes Vitória e Criciúma, intercalados com um jogo fora frente ao América-RN.

Pior: na campanha tricolor nesta Série B, o time ainda fará seis jogos fora de casa, onde o desempenho do clube é muito ruim. Na busca pelo equilíbrio, e pela consolidação da posição intermediária, o treinador mantém o Paraná num 3-5-2. A única novidade será a presença do zagueiro Amarildo, substituindo Anderson, suspenso. “O Vandinho se adaptou muito bem à essa função e é inteligente para sair da condição de líbero para a de volante, dependendo da necessidade”, comentou Cecílio, confiante num time guerreiro e capaz de surpreender o Boa Esporte, mesmo em Varginha.