Pés no chão

Paraná Clube não quer dar chance para o azar e sair do G4

O Paraná Clube terá que assegurar aproveitamento nos próximos jogos que disputará em casa, frente a Barueri-SP e ABC-RN. Esta é a matemática para atingir a sua quarta minimeta e encaminhar um fim de turno positivo. Com uma campanha linear, o Tricolor cravou sua posição no G4 e somente em duas das catorze rodadas disputadas até aqui a equipe ficou fora da área de acesso para a primeira divisão nacional.

“Só não podemos nos acomodar com este bom momento”, destacou o goleiro Zé Carlos, logo após o empate frente ao São Caetano, no último sábado. “Fomos comuns. E, para subir é preciso ser diferente. Faltou mais atitude e ambição”, reconheceu Zé Carlos, um dos líderes deste grupo. “Acho que fomos previsíveis nesta partida. Temos que estar atentos a isso e, diante do Barueri, tentar maiores variações.”

Para isso, o técnico Roberto Fonseca ainda busca um substituto ideal para Welington. O meia, que ainda está no departamento médico e não tem retorno confirmado, vinha sendo o principal articulador da equipe. “O Welington tem um perfil de jogo diferente dos demais meias do nosso grupo. Ele dava ritmo ao time. Mas vamos corrigir essa questão enquanto ele não retorna”, comentou o treinador. “Estamos agindo com muita cautela, pois é melhor deixar o Welington fora de alguns jogos a perdê-lo para o campeonato”, justificou Fonseca.

Após um tropeço em casa (derrota para a Ponte Preta) e um empate fora (São Caetano), o Tricolor tenta voltar a vencer para garantir sua presença no G4. Até aqui, o grupo cumpriu com sobras as minimetas: sete pontos a cada quatro jogos. Um rendimento que projetaria a conquista de pelo menos 66 pontos e o consequente acesso à Série A, pela média histórica da Segundona do Brasileiro.

Nas três primeiras minimetas, o Paraná chegou aos 23 pontos. Além da pontuação mínima necessária, garantiu uma “gordura” de dois pontos. Agora, para seguir com esta “reserva técnica”, o Tricolor terá que voltar a ser 100% jogando em seu estádio. “Acho que tivemos boa reação frente ao São Caetano, mas temos uma semana para acertar a equipe e tentar corrigir aquilo que não deu certo em Santos”, arrematou Fonseca.

A comissão técnica aguarda também um diagnóstico em relação ao ala Lisa, que se recupera de uma lesão muscular. Após cumprir suspensão, o zagueiro Luciano Castan retorna. Já o capitão Cris ainda depende de um efeito suspensivo da pena de seis jogos de “gancho” aplicada pelo STJD.