Paraná Clube joga por vaga na Sul-Americana

Vale a vaga na Copa Sul-Americana. O Paraná Clube encara o Botafogo – às 18h10, no Luso-Brasileiro – disposto a carimbar seu passaporte para mais uma edição da competição organizada pela Conmebol. No ano passado, o Tricolor foi eliminado ainda na etapa ?nacional? do torneio, em dois jogos frente ao Santos. Uma vitória hoje, além de assegurar matematicamente uma das oito vagas destinadas ao futebol brasileiro, também pode representar a conquista da quinta colocação do Brasileirão.

O Paraná, para isso, precisa dos três pontos e torce por um tropeço do Palmeiras no clássico frente ao São Paulo. ?A prioridade é garantir essa classificação. Depois, a gente vê o que acontece com os outros concorrentes?, lembrou o volante Beto. Uma derrota do Goiás, por exemplo, pode recolocar – caso o Paraná obtenha vitória – o time de Barbieri na disputa pela Libertadores. ?O primeiro passo é fazer a nossa parte. Vencer o jogo. Não adianta ficar ligado em projeções e esquecer o mais importante.?

Para Beto, confirmado ao lado de Mário César e Rafael Muçamba no meio-de-campo, o jogo desta noite será muito difícil. ?Em Curitiba, no primeiro turno, foi complicado. Imagine agora, que eles vêm num momento de crise interna?, lembrou. Barbieri decidiu pela escalação de Rafael Muçamba – depois do veto a Maicosuel – para fortalecer a proteção à zaga. ?No coletivo de quinta, vi um time muito vulnerável. No nosso grupo, apenas o Pierre e o Muçamba são volantes natos.?

A partir desta análise, Barbieri também assegura que seu time não adotará uma retranca. ?O Beto e o Mário César têm uma boa condução de bola. Eles vão garantir um bom ritmo ofensivo ao time.? Isso já ocorreu em jogos anteriores e foi com esta estratégia que o Tricolor envolveu o Paysandu na rodada passada. Muçamba, hoje, exercerá marcação individual sobre Ramon. Mesmo tendo em Borges o único atacante de ofício, o treinador armou o time com os constantes avanços de Sandro e a participação efetiva dos alas Neto e Edinho.

?Não vamos ficar lá atrás, não. O negócio é não dar espaços ao adversário e jogar nos erros do Botafogo?, destacou Borges. O atacante segue firme na sua ?corrida de aproximação? a Robson, por enquanto o líder na artilharia do Brasileiro. ?Quero chegar aos 23, 24 gols. Com isso, acredito que posso levar a melhor nessa briga?, disse o goleador paranista, que já balançou as redes 19 vezes.

A partir de hoje, restarão quatro jogos até o fim da temporada e o Paraná ainda tem dois confrontos com cariocas. Neste Brasileiro, o representante paranaense ainda está invicto frente aos times do Rio de Janeiro. Venceu Fluminense (duas vezes) e Botafogo, mas apenas empatou com Flamengo e Vasco. Na 40.ª rodada, o Tricolor recebe o Flamengo, no Pinheirão, e na última rodada volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o Vasco da Gama, em São Januário. Os outros adversários são o Santos (no Pacaembu, com portões fechados) e o Cruzeiro, em casa.

Aderaldo no feijão com arroz

Pesou a experiência. Aderaldo está de volta ao time, que assim terá em campo a zaga que mais vezes atuou neste Brasileirão. O técnico Luiz Carlos Barbieri decidiu dar nova oportunidade ao zagueiro, que ficou de fora das duas últimas partidas por deficiência técnica. ?Ele teve um tempo para refletir e se recuperar. Quero o Aderaldo jogando com simplicidade?, frisou o treinador, que chegou a testar João Paulo nesta posição no coletivo de quinta-feira.

?Sei que tive uma queda. Mas, não esperava sair do time. Fiz um grande primeiro turno e espero retomar aquele bom futebol?, disse Aderaldo. ?Vou ter a chance, neste jogo, de conquistar a confiança do treinador.? O zagueiro só está voltando ao time devido à lesão de Neguete, que está fora dos próximos jogos devido ao choque de cabeça que sofreu frente ao Paysandu. ?O Neguete fez bons jogos, mas quero voltar para não mais sair do time?, avisou. Aderaldo é um dos jogadores do atual elenco com contrato até abril do ano que vem, com presença assegurada no Campeonato Paranaense.

Nesta reta final do Brasileiro, acredita que o Tricolor pode não apenas buscar uma vaga em competição internacional, mas também a confirmação do bom rendimento defensivo. Se Borges busca a artilharia, Aderaldo espera que o Paraná feche o ano como a defesa menos vazada do Brasil. Hoje, o clube divide com o Goiás essa condição: cada equipe sofreu 45 gols. ?É só repetir o que fizemos até aqui. Muita atenção e a participação de todos na marcação?, frisou.

CAMPEONATO BRASILEIRO
38ª RODADA
SÚMULA
Local: Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro).
Horário: 18h10.
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP).
Assistentes: Nilson de Souza Monção (SP) e Marinaldo Silvério (SP).

BOTAFOGO x PARANÁ CLUBE

BOTAFOGO
Lopes; Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill; Jonílson, Diguinho, Juca e Ramon; Caio e Reinaldo. Técnico: Celso Roth.
PARANÁ
Flávio; Daniel Marques, Marcos e Aderaldo; Neto, Rafael Muçamba, Beto, Mário César e Edinho; Sandro e Borges. Técnico: Luiz Carlos Barbieri.

Voltar ao topo