Paraná Clube completo para fazer pontos no Café

O Paraná Clube busca hoje a sua 13.ª vitória “em casa” neste Brasileirão, marca só conseguida, até aqui, por Cruzeiro, Santos, Guarani e Criciúma. Com aproveitamento de 66,67% nas últimas nove rodadas, o Tricolor quer manter o embalo frente ao Figueirense, às 20h30, em Londrina.

O “tour” de cinco jogos fora de sua sede vai chegando ao fim e mesmo longe de sua torcida o clube paranaense conseguiu uma estabilidade que o credencia a disputar de forma direta uma vaga à Copa Sul-Americana (e até correr por fora na briga pela Libertadores).

Impossibilitado de atuar no Pinheirão – que está sendo preparado para o jogo da seleção brasileira, no próximo dia 19 -, o Paraná “mudou-se” para o Couto Pereira, mas já foi obrigado a utilizar outros três estádios (Joaquim Américo, Willie Davids e Orlando Scarpelli). Agora, chegou a vez de transformar o Café em “sua casa”. A expectativa de público é pouco animadora, mas a diretoria espera ao menos minimizar o prejuízo. Para comissão técnica e jogadores, o importante é que o time mantenha postura de mandante, “dando as cartas” mesmo atuando em um estádio neutro.

Com a volta do meia Fernandinho, após cumprir suspensão, o Tricolor conta hoje com a sua força máxima. O quarteto de frente é considerado um dos mais fortes entre os participantes da Série A e é responsável direto pela ascensão do time na classificação. Após o “efeito Marangon”, o Paraná caiu para a 16.ª posição. Precisou de nove jogos para voltar ao 9.º lugar e agora a luta é pela manutenção – na pior das hipóteses – desta colocação, que lhe credencia a disputar a Sul-Americana do ano que vem. “O time está embalado, mas não pode se acomodar”, lembrou Marquinhos.

O meia reconhece que a postura ofensiva vem fazendo a diferença, mas alerta para a necessidade de uma mobilização de todo o grupo nesta reta final. “Qualquer acomodação pode nos tirar um fim de temporada legal. É só ver que Goiás, Criciúma e Guarani também estão vencendo seus jogos”, disse. Ninguém conseguiu, até esta rodada, abrir vantagem. O Goiás, melhor time do segundo turno, está só dois pontos à frente dos outros três concorrentes. “O jeito é seguir marcando gols, torcendo por deslizes de nossos adversários”, afirmou Renaldo, que ainda busca uma vitória pessoal.

Com 25 gols, o centroavante persegue Luís Fabiano (São Paulo) e Dimba (Goiás), que têm 27. “Eles têm a vantagem por jogarem em casa. A cada dia, o Paraná joga em um estádio diferente”, analisou. “Mas, tenho certeza, no momento em que eu igualar o número de gols, eles vão tremer.”

CAMPEONATO BRASILEIRO
PARANÁ CLUBE x FIGUEIRENSE

SÚMULA
Local: do Café (Londrina).
Horário: 20h30.
Árbitro: Alexandre Lourenço Barreto (RS).
Assistentes: Marco Viana Ibanhez (RS) e Villi Tissot (RS).

PARANÁ
Flávio, Valentim, Cristiano Ávalos, Ageu, Fabinho, Fernando Miguel, Pierre, Marquinhos, Fernandinho, Caio, Renaldo. Técnico: Saulo de Freitas

FIGUEIRENSE
Édson Bastos, Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Cléber, Triguinho, Jeovânio, Carlos Alberto, Bilu, Fernandinho, William, Edmilson. Técnico: Dorival Júnior

Voltar ao topo