Paraná Clube acerta a pontaria para voltar a vencer

O jejum de vitórias já dura cinco rodadas. O resultado não poderia ser outro: a queda para a 13.ª colocação, a pior do Paraná Clube em todo o Brasileirão. Com objetivos bem definidos, o técnico Edu Marangon já refez contas e confia na “volta por cima” a partir de amanhã, quando o Tricolor encara o Fluminense, às 16 horas, no Estádio Willie Davids, em Maringá. Para buscar esse resultado, a comissão técnica deu ênfase total à pontaria do time, que não marca há dois jogos e só fez um gol neste returno da competição.

Edu Marangon completará amanhã duas semanas à frente do grupo. Não se cansa de elogiar a qualidade do grupo e credita o jejum à falta de tranqüilidade na momento da finalização. “O time continua criando várias chances reais. Temos artilheiros natos na equipe. Então, é só questão de superar o mau momento, controlar a ansiedade”, comentou o treinador. O que normalmente seria um treino tático, transformou-se em um trabalho específico de cruzamentos e finalizações, para laterais, meias e atacantes.

Tentando evitar monotonia e aumentando a motivação dos atletas, Marangon criou uma disputa entre jogadores de linha e goleiros. Não exigiu precisão máxima e sim um aproveitamento de 40%. A cada dez finalizações, se quatro gols fossem marcados, os goleiros “pagavam” abdominais. Senão, o “castigo” era para os maus finalizadores. “Isso dá mais empolgação a todos, com a rivalidade aguçando os sentidos dos atletas”, ponderou. Os mais exigidos foram Renaldo e Maurílio. Ao final, Edu gostou da média de aproveitamento dos jogadores, que batiam a gol sempre da entrada da área.

O treinador elogiou a motivação de todos no treinamento, uma característica positiva do elenco tricolor. “Eles não se privam em treino algum. Há uma mobilização natural deste time, que quer vencer e alcançar metas”, disse. Edu só não antecipou a formação para o jogo de amanhã porque vai analisar a condição de Rodrigo Silva, que teve bom desempenho em Goiânia. Só que ele se queixou de dores musculares e foi poupado do treino de ontem à tarde. A outra opção seria Fabinho, titular até então. Outro que volta após cumprir suspensão é o volante Fernando Miguel.

No treino desta manhã, Edu passará mais detalhes do Fluminense, que vem animado pelo bom resultado diante do Internacional, em Porto Alegre. O resultado foi “positivo” também para o Paraná, sob o aspecto psicológico. “É uma mostra do equilíbrio da competição. O Fluminense vinha mal e às vezes isso deixa no inconsciente uma mensagem de que o jogo pode ser fácil e isso é mortal”, lembrou o experiente Renaldo. “Não há jogo fácil e teremos que nos superar para voltar a vencer, pois só com os três pontos voltaremos ao caminho definido de busca pelas primeiras colocações”, finalizou.

Voltar ao topo