Palmeiras elege novo presidente nesta segunda-feira

O futuro do Palmeiras será decidido nesta segunda-feira (26) à noite por 287 conselheiros. Luiz Gonzaga Belluzzo, professor e economista, enfrenta Roberto Frizzo, advogado e comerciante, numa das eleições presidenciais mais disputadas da história do clube.

Candidato da situação, Belluzzo já perdeu uma eleição para Mustafá Contursi, em janeiro de 2003, e só aceitou concorrer depois de muita insistência. Ele foi o “nome de consenso” encontrado para concorrer com Frizzo. Até então, a ala situacionista estava rachada. Salvador Hugo Palaia, um dos vices na chapa de Belluzzo, queria ser candidato a presidente há não muito tempo.

Frizzo é o homem da oposição, mas recusa o rótulo de candidato de Mustafá – presidente de 1993 a 2005 e até hoje um dos nomes mais influentes no clube. “Ele foi presidente durante 12 anos e eu não fui diretor dele por 15 minutos”, declarou recentemente.

A eleição de hoje opõe candidatos com ideias bem diferentes, sobretudo no que se refere ao futebol. Frizzo já afirmou que seu nome preferido para comandar o time é alguém com o estilo “do vizinho”, em referência escancarada a Muricy Ramalho, técnico do São Paulo, cujo centro de treinamento é colado ao do Palmeiras. Belluzzo, por outro lado, é fã declarado de Vanderlei Luxemburgo. Chegou a comparar o atual treinador do Palmeiras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É um gênio, injustiçado pelas elites brasileiras.”

Além da comissão técnica, estão em jogo outras questões importantes para o futuro do clube. Belluzzo é um dos maiores defensores da nova arena, a ser erguida em parceria com a construtora WTorre. Frizzo, por outro lado, diz que é preciso “rever vários pontos” do acordo.

A eleição que ocorre nesta segunda foi marcada após uma longa disputa de bastidores. O presidente Affonso Della Monica (que apoia Belluzzo) tentou ampliar seu mandato até o final deste ano. E foi derrotado nas duas tentativas: primeiro, pelo Conselho Deliberativo (que vota nesta segunda), e depois pela Assembleia de Sócios.

Além do presidente, nesta segunda os palmeirenses escolhem os quatro vices. A votação deve começar às 21 horas. O resultado só sai de madrugada.

Voltar ao topo