Ostermann exalta futebol do Paraná

O jornalista gaúcho Ruy Carlos Ostermann, “papa” da crônica esportiva gaúcha, esteve em Curitiba na última segunda-feira para deixar suas impressões a respeito do crescimento do futebol paranaenses no cenário nacional. A proposta do debate foi do site FutebolPR www.futebolpr.com.br, especializado em divulgar notícias do futebol paranaense, seja da capital ou do interior. A palestra conteceu na noite de entraga dos prêmios para a seleção FutebolPR.

Ostermann abriu seu depoimento tocando no ponto crucial da centralização do futebol brasileiro no eixo Rio-São Paulo. “É uma questão econômica. Como os principais centros se concentravam nessa região, naturalmente o futebol nesse eixo tinha mais força”. No caso do estado do Paraná, a proximidade com São Paulo resultou num processo de fagocitose. “A força das equipes paulistas seduziu os torcedores, especialmente do interior. No caso do futebol gaúcho, a proximidade maior com Argentina e Uruguai fez com que a opção dos torcedores recaísse sobre os times de Porto Alegre, Grêmio e Internacional.

No entanto, a visão de Ostermann sobre o presente é positiva. E ele cita como exemplo a atual classificação do campeonato brasileiro da série A. “Temos um mineiro, um gaúcho e um paranaense. É uma prova mais do que clara que hoje o futebol está descentralizado. Há uma alternância entre o domínio dos estados”. Aproveitando a visita ao Paraná, Ostermann fez questão de elogiar a estrutura dos clubes da capital. “Fiquei impressionado com os centros de treinamentos dos clubes. É a base para o sucesso da filosofia de investir em categorias de base”.

A lamentar, apenas a inevitável decadência dos clubes do interior do Estado, cada vez mais enfermos. “É uma questão financeira. A situação econômica do país piorou e está cada vez mais complicado os clubes do interior se manterem. Por isso o futuro dos estaduais está ameaçado.”

Melhores do estadual premiados

O portal FutebolPR premiou na noite da última segunda-feira, em parceria com o Rochelle Park Hotel, a seleção do campeonato paranaense de 2003, eleita pelos internautas que acessam o canal. Em média, 3 mil internautas acessam o site diariamente. A conquista do título pelo Coritiba fez com que a maioria dos premiados fosse do Alviverde. A defesa, por exemplo, foi toda coxa-branca, com Fernando; Ceará; Fabrício, Edinho Baiano e Adriano, convocado ontem para a seleção sub-23. No meio-de-campo, a seleção FutebolPR tem Cocito, hoje no Corinthians, Roberto Brum (Coritiba), Tcheco (Coritiba) e Adriano (Atlético). Os atacantes premiados foram Marcel, do Coxa, e Dagoberto, do Atlético.

A comissão técnica da seleção também é alviverde, com Paulo Afonso Bonamigo no comando técnico, Robson Gomes na preparação física e Cassius Hartmann na preparação de goleiros. Na diretoria, mais verde e branco. Foram premiados o presidente Giovani Gionédis e o secretário Domingos Moro. O árbitro mais votado pelos internautas foi Héber Roberto Lopes. Além disso, a Tribuna do Paraná foi eleita o melhor jornal espotivo, o programa Tribuna nos Esportes (TV Iguaçu) melhor programa esportivo de TV, e a Transamérica como melhor equipe de rádio.

Voltar ao topo