Ondas dificultam estréia da seletiva Petrobras

Armando Daltro (BA) e Saulo Carvalho (PB), foram os destaques do primeiro dia da Seletiva Petrobras, disputada ontem, em Nisia Floresta, 30 km ao Sul de Natal (RN), competição que abre a temporada 2005 do surfe brasileiro. Ambos receberam a maior nota do dia: 8,33 e por 0,06 ponto Saulo Carvalho registrou a maior pontuação 12,66 de 20 possíveis.

A disputa pelos R$ 40 mil em prêmios e pelos mil pontos no ranking que garante 20 vagas no SuperSurf, elite do circuito brasileiro profissional, foi iniciada em ondas mexidas de meio a 1m. Um forte vento prejudicou a formação de ondulações, na Praia de Rio Doce, em Búzius. O evento prossegue até domingo.

Daltro afirmou que vai usar o evento apenas para treinar, antes de ir para a perna australiana do WQS. ?Essa primeira bateria foi muito difícil, fiquei até um pouco nervoso porque no começo eu não consegui pegar boas ondas, mas depois tirei aquele 8 numa boa esquerda e fiquei mais tranqüilo?, contou Mandinho, que elogiou a iniciativa da Petrobras em abrir o circuito brasileiro no Nordeste.

Enquanto Mandinho tem 31 anos de idade e está em sua 11.ª temporada no circuito, o catarinense Ricardo Wendhausen, mais conhecido como Riquinho, tem 17 anos e na seletiva está estreando como profissional. ?Essa é a minha primeira competição profissional e espero conseguir um resultado importante para iniciar com o pé direito. A bateria foi boa, e deu para fazer várias manobras para conseguir passar em primeiro lugar?, disse Riquinho.

Surfistas de 13 estados do País estão participando da etapa nordestina da Seletiva Petrobras. O Rio Grande do Norte participa com 22 atletas e os potiguares Jonas Soares e Ivan Medeiros venceram as duas primeiras baterias realizadas ontem, em Rio Doce, na Praia de Búzius. Dos 22, quinze foram escalados na primeira fase por não terem pontuação no ranking brasileiro do ano passado. Os natalenses Júnior Rocha e Rodrigo Jorge entram na segunda rodada e o ex-campeão brasileiro Joca Júnior e Danilo Costa, André Fagundes e Salvador Lamas, que há muitos anos reside no Rio de Janeiro, estréiam na terceira fase, que também será disputada hoje. Já o único que faz parte do seleto grupo dos 32 cabeças-de-chave que entram na quarta rodada é Fabrício Júnior, que representa o estado na elite nacional do SuperSurf.

Além do Rio Grande do Norte, já estão confirmadas outras duas seletivas da Petrobras. A próxima será nos dias 21 e 24 de julho na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), e a última nos dias 01 a 04 de setembro na Praia Mole, em Florianópolis (SC). As disputas podem ser acompanhadas online pelo www.fpsurf.com.br.

Neco e Paulino de black tie

São Paulo – Os surfistas brasileiros Pablo Paulino e Neco Padaratz vão trocar as roupas descontraídas pelo black tie para receberem homenagens por suas conquistas no ano de 2004. Os dois estarão presentes no banquete de gala da Associação de Surfistas Profissionais, no sábado, no Cassino Conrad Jupters em Gold Coast, Austrália.

O evento tem como objetivo a entrega oficial dos prêmios para os campeões de 2004. Os personagens centrais da festa serão o havaiano Andy Irons, tricampeão mundial do World Championship Tour (WCT) e a peruana Sofia Mulanovic, ganhadora da versão feminina. Paulino será homenageado como campeão mundial júnior de 2005, conquistado em janeiro, e Padaratz pelo bicampeonato na Divisão de Acesso, o World Qualifying Series (WQS).

Voltar ao topo