No esgrima, EUA leva o ouro; Canadá, prata; e Brasil e Colômbia, bronze

Os Estados Unidos conquistaram mais um ouro na esgrima nesta terça-feira. A americana Courtney Hurley superou a canadense Julie Leprohonpor 15 a 14 na espada individual feminina. A competição, realizada na noite desta terça-feira no Pavilhão 3A do Complexo Esportivo Riocentro, também premiou com o bronze a brasileira Clarisse Menezes e a colombiana Angela Espinoza.

"Esperava pelo melhor, mas não sabia se ia ganhar ou perder. Julia é uma oponente muito forte. Foi uma questão de sorte, mas queria fazer um bom combate", disse Courtney.

O duelo pelo ouro foi um dos mais acirrados do dia. O placar marcava 14 a 14 no final do terceiro round. Nesta fase ganha o combate quem fizer 15 pontos ou tiver melhor pontuação em nove minutos. A americana foi mais ágil no contra-ataque e garantiu a vitória sobre a canadense.

A americana não teve muitas dificuldades nos combates do dia para chegar à final. O confronto mais acirrado de Hurley ocorreu nas quartas-de-final, quando derrotou por 15 a 13 a cubana Eimey Gomez, ouro no Pan de Santo Domingo em 2003. A cubana Zuleydis Ortiz também deu trabalho a canadense Leprohon, que venceu o duelo por 11 a 13.

Nas semifinais, mesmo com a pressão da torcida brasileira, a canadense não se intimidou na disputa com Clarisse e a venceu por 15 a 6. A brasileira, que perdeu todos os rounds nas preliminares, foi se superando a cada fase. Com o placar de 15 a 13 a brasileira venceu a venezuelana Martinez nas oitavas e em seguida derrotou a canadense Sherraine Schalm, medalhista de prata no Pan de Santo Domingo em 2003.

A outra medalhista de bronze foi conhecida no combate entre Courtney e a colombiana Espinoza. A superioridade da americana se confirmou no segundo round, vencendo a adversária por 15 a 7. Na esgrima os dois semifinalistas ganham o bronze, já que não há disputa da medalha. 

O único combate acirrado nas oitavas foi entre Clarice e a venezuelana Martinez, segunda da classificação. Elas empataram os dois primeiros rounds, em 5 a 5 e 11 a 11. No terceiro disputaram ponto a ponto. Aos 50s a brasileira perdia por 14 a 12. Mas o contra-ataque e os gritos da torcida ajudaram a brasileira virar o placar para 15 a 13.

Na fase preliminar as 17 esgrimistas, divididas em um grupo de cinco e dois grupos de seis, duelaram entre si num total de 40 combates.

Voltar ao topo