Náutico vence, vira vice-líder e adia título da Lusa

O Náutico foi eficiente e se aproximou ainda mais do acesso à elite nacional na tarde deste sábado, quando venceu o ASA, por 2 a 1, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, pela 34.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado também evitou o título antecipado da Portuguesa, que tem 12 pontos a mais que a equipe pernambucana, a quatro rodadas do final da competição. A Lusa, porém, já tem quatro vitórias a mais que o Náutico e saldo muito superior, fato que a coloca como virtual campeã do torneio.

Com a derrota, o ASA estacionou nos 42 pontos e caiu para o 16.º lugar, ficando ainda mais perto da zona de rebaixamento. Por outro lado, o Náutico chegou aos 59 pontos e assumiu a vice-liderança isolada, já que a Ponte Preta tropeçou no

Americana, no empate sem gols, em Campinas. O acesso pode ser garantido no Estádio dos Aflitos, na próxima terça-feira, diante do Barueri.

O gramado pesado dificultou bastante os dois times no início da partida e a primeira grande chance de gol aconteceu apenas aos 24 minutos. Marielson fez grande jogada individual, cortou um zagueiro e acertou a trave do goleiro.

No entanto, o Náutico chegou com mais produtividade e abriu o placar aos 31 minutos. Eduardo Ramos deixou dois marcadores para trás e a bola sobrou para Airton, que passou para Kieza. O atacante dominou e colocou no ângulo de Gilson. O arremate ainda desviou no zagueiro adversário antes de entrar. Agora, Kieza divide a liderança da artilharia com Lincom, do Bragantino. Ambos têm 19 gols.

Atrás do marcador, o ASA voltou do intervalo em cima do Náutico e antes dos dez minutos acertou duas bolas na trave de Gideão, ambas em chutes de Gilberto Matuto. O time pernambucano apostava no contra-ataque e ampliou aos 35 minutos. Peter lançou para Derley, que acertou uma bomba no canto de Gilson. O goleiro alagoano já havia salvado em outras duas oportunidades, mas dessa vez não conseguiu fazer a defesa.

Seis minutos depois, aos 41 minutos, Vitinha bateu cruzado e Gideão fez a defesa parcial. Reinaldo Alagoano completou de carrinho. No fim, o ASA pressionou, mas sem conseguir igualar o marcador.

Os dois times voltam a campo pela 35.ª rodada da Série B na próxima terça-feira. O ASA enfrenta o Boa Esporte, às 20h30, no Estádio do Melão, em Varginha (MG). No mesmo horário, o Náutico recebe o Barueri, em Recife, no jogo que pode garantir o acesso time pernambucano à elite.

FICHA TÉCNICA:

ASA 1 x 2 Náutico

ASA – Gilson; Leandro Cardoso (Gustavo), Toninho e Di Fábio; Gilberto Matuto, Jorginho, Marielson, Raul (Francismar) e Maurin (Vitinha); Alexsandro e Reinaldo Alagoano. Técnico: Viça.

Náutico – Gideão; Peter, Marlon, Diego Bispo e Airton; Everton, Elicarlos, Derley e Eduardo Ramos (Lennon); Rogério (Elton) e Kieza. Técnico: Waldemar Lemos.

Gols – Kieza, aos 31 minutos do primeiro tempo. Derley, aos 35, e Reinaldo Alagoano, aos 41 do segundo.

Árbitro – Fabrício Neves Corrêa (PR).

Cartões amarelos – Derley, Raul, Leandro Cardoso, Maurin, Airton.

Renda e público – não disponíveis.

Local – Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL).

Voltar ao topo