Natália Falavigna com objetivo claro para 2007

São Paulo – A defesa do título mundial de taekwondo na categoria até 72 quilos é um dos principais desafios da paranaense Natália Falavigna em 2007.

A atual campeã está treinando duro em Londrina para ratificar em maio em Pequim (China) a inédita conquista do ouro em Madri (Espanha) em 2005. Antes, nos dois últimos finais de semana de março, Natália ainda disputará dois torneios na Europa, os abertos da Holanda e da Alemanha.

?Será um dos anos mais importantes da minha carreira?, concorda a atleta de 22 anos, que detém o melhor resultado individual de uma brasileira em Jogos Olímpicos com o 4.º lugar em Atenas (Grécia) em 2004, igualando quatro décadas depois o feito da carioca Aída dos Santos no salto em altura em Tóquio (Japão) em 1964. A exemplo do Mundial, Natália é uma das mais sólidas esperanças de medalha do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em setembro, ela pretende garantir a vaga nas Olimpíadas de 2008 na Seletiva Olímpica Mundial, marcada para a Inglaterra. Para tanto, precisa chegar às semifinais, já que a campeã, a vice e as duas terceiras colocadas estarão classificadas.

Natália está se preparando em ritmo forte com o técnico Fernando Madureira. ?Voltei do período de férias em melhor forma que no ano passado. Os treinos estão bastante pesados, puxados mesmo, na parte física. Mas o Fernando está trabalhando também para me deixar mais relaxada na hora dos golpes e não sentir tanto a tensão das lutas?, explica.

O Aberto da Holanda será disputado em Eindhoven de 24 a 25 de março. Em 2006, Natália voltou com a medalha de bronze, depois de perder a semifinal para a inglesa Sarah Stevenson, a quem bateu na decisão do mundial na capital espanhola e com quem vem mantendo grande rivalidade desde então. ?Esses dois primeiros torneios devem ter um nível elevado, porque contarão com países que estão treinando para o Pan e com os melhores da Europa?, acrescenta. Além do bronze na Holanda, Natália ganhou prata no Aberto dos Estados Unidos, ouro no Aberto da Bélgica e venceu o Campeonato Mundial Universitário em Valência (Espanha).

Voltar ao topo