‘Não há tempo para chorar’, afirma técnico do Equador

Depois de ver o Equador ser derrotado por 2 a 1 em seu primeiro jogo nesta Copa do Mundo, com direito a gol da Suíça nos acréscimos do segundo tempo, o técnico colombiano Reinaldo Rueda evitou lamentar o resultado e já mira a segunda partida, contra Honduras, em Curitiba. O jogo será disputado nesta sexta-feira.

O treinador não quer que seus jogadores lamentem mais o gol de Sefarovic, marcado aos 47 minutos do segundo tempo da partida disputada no último domingo, em Brasília. “Temos outro jogo pela frente, temos que virar a página e tirar proveito desta experiência”, afirmou Rueda, para quem “não há tempo para chorar”.

Rueda viu aspectos positivos no jogo inicial de sua equipe, mas afirmou que o Equador se “deixou levar pela emoção no final”, o que teria causado a desordem necessária para o segundo gol da Suíça. “Não se pode mudar a análise do jogo pelo que aconteceu no último minuto. Uma coisa é o lance que causou a derrota e outra é o jogo em si”, analisou.

Curiosamente, Rueda dirigiu Honduras no Mundial da África do Sul, em 2010. Segundo o colombiano, “trata-se de uma equipe experiente e bem estruturada”. Na sua avaliação, a “posse de bola e concentração” de sua equipe serão essenciais para vencer o jogo.

O técnico diz que a chave para a classificação de Equador reside em conseguir uma vitória e um empate nas duas partidas que restam. A equipe sul-americana ainda enfrentará a França, na rodada final do Grupo E, no dia 25, no Maracanã. “Temos que jogar as partidas e tudo que disser antes é pura especulação. Fizemos uma boa partida contra a Suíça, mas não fomos eficazes. Não definimos o jogo, enquanto eles jogaram de maneira mais prática”, afirmou o treinador.

Vale ressaltar que, mesmo conquistando os resultados desejados por Rueda, o Equador ainda pode ser eliminado na fase de grupos, a depender dos resultados das outras equipes.