Nadal sofre, mas bate Wawrinka na estreia em Toronto

O espanhol Rafael Nadal sofreu mais que o esperado para vencer em sua estreia no Masters 1000 de Toronto, nesta quarta-feira. O número 1 do mundo precisou de 2h21min para superar o suíço Stanislas Wawrinka por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (14/12) e 6/3.

Wawrinka, atual número 24 do mundo, começou melhor a partida, apresentando mais facilidade para fechar seus games de saque. Nadal sofria mais para confirmar seu serviço, mas acabou faturando a primeira quebra do jogo. A vantagem não intimidou o adversário, que se manteve firme na equilibrada partida e devolveu a quebra na sequência.

O equilíbrio foi mantido até o disputado tie break. O suíço teve uma ligeira superioridade, mas não conseguiu converter nenhum dos cinco set points cedidos por Nadal. O espanhol se defendeu bem e conseguiu fechar o primeiro set após 1h32min. No final da parcial, Wawrinka recebeu atendimento médico.

O suíço, contudo, não se abateu com a derrota no set inicial e o atendimento em quadra. Continuou a sacar bem, mas não conseguiu manter seu serviço no começo da segunda parcial. Nadal abriu vantagem e, mostrando maior regularidade, manteve a dianteira no placar até o final do set.

Com a vitória, Nadal avançou às oitavas de final, quando terá pela frente o sul-africano Kevin Anderson. O tenista, que saiu do qualifying, surpreendeu nesta quarta ao eliminar o americano Sam Querrey por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7/4), 4/6 e 6/4.

Mais cedo, o espanhol Fernando Verdasco protagonizou outra zebra em Toronto. Ele perdeu de virada do francês Jeremy Chardy por 2 a 1, parciais de 6/7 (7/9), 7/6 (7/5) e 6/2. Verdasco precisou de atendimento médico ao final do segundo set. Chardy vai encarar na sequência o russo Nikolay Davydenko.

Ainda nesta quarta, o alemão Philipp Kohlschreiber bateu o sérvio Viktor Troicki por 6/4, 3/6 e 6/0. Nas oitavas, Kohlschreiber vai duelar com Yen-Hsun Lu, de Taiwan, que despachou o francês Paul-Henri Mathieu por 2 a 1, parciais de 3/6, 7/6 (7/3) e 7/6 (7/5).

Voltar ao topo